A atualização de especificações do Vulkan desta semana é maior, com seis novas extensões que acabam de chegar. Assim, o Vulkan 1.3.230 acaba de ser publicado com seis novas extensões que devem melhorar o desempenho deste importante recurso.
Há um punhado de problemas corrigidos na atualização da especificação Vulkan 1.3.230, mas o mais notável desta semana são seis novas extensões, duas das quais são novas extensões de fornecedores da NVIDIA.
Vulkan 1.3.230 publicado com seis novas extensões. Os destaques das novas extensões incluem:
- VK_EXT_device_fault: A extensão VK_EXT_device_fault ajuda a descobrir a causa das falhas da GPU / Chamar a nova função exposta por VK_EXT_device_fault após um VK_ERROR_DEVICE_LOST pode ser usada para recuperar mais informações sobre as falhas da GPU para ajudar a descobrir a causa.
- VK_EXT_device_address_binding_report: A extensão VK_EXT_device_address_binding_report permite que os aplicativos rastreiem a ligação de regiões do espaço de endereço virtual da GPU. Essas regiões de espaço de endereço virtual podem ser associadas a objetos Vulkan. A intenção com isso é ajudar na depuração de problemas em que um endereço de falha de GPU pode ser mapeado de volta para um objeto Vulkan.
- VK_EXT_extended_dynamic_state3: A extensão VK_EXT_extended_dynamic_state3 adiciona quase todo o estado de pipeline restante como estado dinâmico para ajudar aplicativos/jogos a reduzir o número de pipelines monolíticos que eles precisam criar e vincular.
- VK_EXT_pipeline_protected_access: Se desejar proteger o acesso à memória por pipeline, a extensão VK_EXT_pipeline_protected_access pode ser usada para fazer isso por pipeline em vez de por dispositivo.
- VK_NV_optical_flow: A extensão VK_NV_optical_flow da NVIDIA é uma extensão focada em Computer Vision (CV) para estimar o deslocamento 2D de pixels entre dois quadros.
- VK_NV_present_barrier: A outra nova extensão da NVIDIA nesta atualização de especificações é VK_NV_present_barrier. A extensão VK_NV_present_barrier é para sincronizar solicitações de apresentação correspondentes em várias cadeias de troca com a barreira atual.
Mais detalhes sobre a atualização de especificações do Vulkan 1.3.230 de hoje via Vulkan-Docs.
Suporte GCC 13 para seções de depuração compactadas em Zstd
Após o LLVM adicionar suporte a seções de depuração ELF compactadas com Zstd, o GCC 13 em conjunto com o Binutils mais recente também introduziu suporte para seções de depuração compactadas com Zstd.
Com o código de desenvolvimento GCC 13 Git mais recente, -gz=zstd agora é suportado se desejar seções de depuração compactadas em Zstd para uma taxa de compactação maior em relação à compactação baseada em Zlib padrão. O código integrado ao GCC 13 depende do GNU Binutils 2.40 ou mais recente, onde –compress-debug-sections=zstd é suportado com o Gas.
Este patch foi incorporado hoje no GCC 13 por Martin Liska do SUSE para suporte de compressão de seção de depuração de linker e assembler -gz=zstd.
GCC 13 será lançado nos primeiros meses do próximo ano com essa mudança e uma tonelada de outras melhorias de compilador de código aberto, já que cobrimos os últimos meses.