Wayland-Protocols versão 1.22 chega com suporte de locação de objetos DRM para VR HMDs

Wayland-Protocols versão 1.22 chega com suporte de locação de objetos DRM para VR HMDs

Projetado com fones de ouvido VR em mente, o Wayland-Protocols 1.22 foi lançado hoje e adiciona o protocolo de leasing DRM à sua área de teste. Além disso, esses chamados Wayland-Protocols versão 1.22 chega com suporte de locação de objetos DRM para VR HMDs.

O protocolo de locação DRM é modelado em torno da locação de objetos Direct Rendering Manager (DRM) do Linux, onde o mestre DRM é capaz de “alugar” um subconjunto de recursos para um cliente. No caso deste protocolo Wayland, trata-se de alugar recursos DRM para uso exclusivo por um cliente Wayland.

Wayland-Protocols versão 1.22 chega com suporte de locação de objetos DRM para VR HMDs

Tal como acontece com o próprio código de locação DRM, o protocolo de locação DRM Wayland é impulsionado por monitores de realidade virtual montados em head-mounted. Com este suporte, os clientes Wayland agora podem solicitar acesso exclusivo a um HMD VR. O suporte X11 em torno do leasing DRM foi resolvido inteiramente agora com Wayland-Protocols 1.22 o suporte de protocolo está estreando na forma de teste.

Já existe um código pendente para pelo menos o Sway/WLROOTS e o KWin/KWaylandServer do KDE para suporte de aluguel. Os desenvolvedores do GNOME Mutter também analisaram isso. Também há patches de leasing XWayland DRM pendentes.

As outras mudanças mais comuns com o Wayland-Protocols 1.22 podem ser encontradas por meio de seu anúncio de lançamento.

Enquanto isso, o novo Linux 5.15 vai ter mudanças de gerenciamento de energia que já foram mescladas

Wayland-Protocols versão 1.22 chega com suporte de locação de objetos DRM para VR HMDs

As alterações de ACPI e gerenciamento de energia chegaram à janela de mesclagem do Linux 5.15. Como de costume, Rafael Wysocki da Intel submeteu pontualmente todas as suas novas solicitações de pull de recurso para a nova janela de mesclagem. Desta vez, porém, as mudanças no gerenciamento de energia não são particularmente empolgantes. Nada em torno do novo suporte de hardware ou algo parecido. No entanto, há algumas mudanças que valem a pena mencionar:

  • O suporte Power Limit 4 para processadores híbridos Alder Lake da próxima geração da Intel foi adicionado ao driver Intel RAPL PowerCap;
  • Intel P-State agora oferece suporte a notificações de alteração de desempenho garantida de p-states (HWP) de hardware em torno da mudança de proporção de HWP como resultado de alterações nos limites de energia/térmico. Isso pode ser feito alterando o TDP ou alterando o perfil Intel Speed ??Select;
  • Tratamento de problemas de gerenciamento de energia do dispositivo PCI.

A lista completa de mudanças de gerenciamento de energia para Linux 5.15 pode ser encontrada por meio desta solicitação pull.

Enquanto isso, a solicitação de pull da ACPI atualiza o código ACPICA em relação ao upstream, adiciona alguns bits ao LoongArch, algumas melhorias no código do perfil da plataforma e outras limpezas e aprimoramentos.

Via Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile