Recentemente foi anunciada a nova versão estável do servidor composto Weston 7.0, que desenvolve tecnologias que contribuem para o suporte total do protocolo Wayland no Enlightenment, GNOME, KDE e outros ambientes de usuários. Portanto, o Weston 7.0 é lançado.
Wayland consiste em um protocolo (em grande parte completo) e uma implementação de referência chamada Weston. Para renderização, o Weston pode usar OpenGL ES ou software (a biblioteca pixman). Atualmente, os clientes estão limitados a OpenGL ES em vez de OpenGL completo porque “libGL usa GLX e todas as dependências X”.
O projeto também está desenvolvendo versões do GTK + e Qt que renderizam para o Wayland ao invés do X.
A maioria dos aplicativos deve obter suporte para Wayland através de uma dessas bibliotecas sem modificar o aplicativo.
O desenvolvimento do Weston se concentra em fornecer uma base de código de alta qualidade e exemplos de trabalho para usar o Wayland em ambientes de desktop e soluções integradas, como plataformas para sistemas automotivos de informação e entretenimento, smartphones, televisões e outros dispositivos de consumo.
Uma alteração significativa no número da versão do Weston se deve a alterações na ABI que violam a compatibilidade.
Sobre a nova versão do Weston 7.0 lançado
Com a chegada desta nova versão do Weston , o suporte à tecnologia foi adicionado para proteger contra cópias ilegais de conteúdo HDCP , que é usado para criptografar um sinal de vídeo transmitido por meio de DVI, DisplayPort, HDMI, GVIF ou UDI.
Nas chamadas westoeste para weston_output, weston_surface e weston_head, um indicador é implementado para permitir a proteção do conteúdo transmitido . Um aplicativo cliente de amostra foi adicionado para mostrar conteúdo protegido;
A adição de um add-on para o servidor multimídia PipeWire, que está sendo desenvolvido para substituir o PulseAudio, e além do som, suporta o processamento de fluxos de vídeo.
O plug-in pode ser usado para organizar a saída para a área de trabalho remota por analogia com o plug-in de saída anteriormente disponível com base no GStreamer.
Em relação ao recebimento, qualquer cliente com suporte ao pipewire pode ser usado para exibir, incluindo o GStreamer (por exemplo, “gst-launch-1.0 pipewiresrc! Vídeo / x-raw, format = BGRx!…”).
O Gl-renderer adiciona suporte para a extensão EGL_KHR_partial_update do EGL para atualizar seletivamente o conteúdo da superfície, omitindo as áreas onde não houve alterações.
Além disso, os desenvolvedores também destacaram que a transição para o sistema de compilação do Meson foi concluída. O suporte à criação usando o autotools foi descontinuado.
Das outras mudanças que se destacam no anúncio desta nova versão estão:
- A nova estrutura weston_debug para depuração e criação de log de eventos (weston_log_context) foi adicionada
- Novos arquivos de cabeçalho libweston-internal.he backend.h foram adicionados. O primeiro contém funções para trabalhar com ‘weston_compositor’, ‘weston_plane’, ‘weston_seat’, ‘weston_surface’, ‘weston_spring’, ‘weston_view’ e o segundo – ‘weston_output’;
- O composer-drm adicionou suporte para a propriedade FB_DAMAGE_CLIPS. O código é extraído em arquivos separados para extrair parâmetros EDID, processar modos de vídeo, interagir com a API do KMS, trabalhar com o framebuffer e estados do processo
- Adicionado add-on “fluxo de arquivos” para transferir conteúdo de um arquivo
- Backend-drm, backend-headless, backend-rdp, backend-wayland, backend-x11 e backend-fbdev são colocados em um diretório separado
- Para otimizar imagens PNG, o pacote zopflipng é usado com base no algoritmo de compactação zopfli
- Adicionado suporte para as extensões xdg_output_unstable_v1 e zwp_linux_explicit_synchronization_v1. Os requisitos da versão do pacote do protocolo Wayland foram aumentados (1,18 necessários para compilação).
Como instalar o Weston 7.0 no Ubuntu e derivados?
Bem, para aqueles interessados ??em instalar esta nova versão do Weston, eles devem ter o Wayland instalado em seu sistema.
Agora, também devemos ter o Meson, já que, como mencionado nas notícias desta nova versão do Weston 7.0, os desenvolvedores migraram para o Meson.
Para instalá-lo, basta abrir um terminal e digitaremos o seguinte:
Feito isso, faremos o download da nova versão do Weston 7.0 com o seguinte comando:
Descompacte o conteúdo com:
Nós acessamos a pasta criada com:
E nós compilamos e instalamos com:
No final, recomenda-se reiniciar o computador para iniciar as alterações na nova sessão do usuário. Só assim, o Weston 7.0 lançado é instalado.
Fonte: Ubunlog