O Facebook tem um histórico de contratempos relacionados ao exercício de controle deficiente sobre as informações divulgadas em suas plataformas. Agora que o WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta, encontrou um novo problema: a empresa não pode ver o que as pessoas encaminham umas às outras em bate-papos, permitindo que as informações erradas se tornem virais e voem sob o radar. Por isso, o WhatsApp limitará o encaminhamento de mensagens virais para um grupo por vez.
WhatsApp limitará o encaminhamento de mensagens virais
Os aplicativos de mensagens com a escala do Messenger e do WhatsApp são as plataformas de escolha para atores mal-intencionados que procuram espalhar informações erradas sobre a COVID-19. As mensagens podem ser encaminhadas e espalhadas como incêndios, convencendo as pessoas a tratar teorias da conspiração e charlatanismo médico como fatos.
No Reino Unido, várias torres 5G foram incendiadas como resultado direto de pessoas vítimas de desinformação. Além disso, houve um aumento estimado de mais de 40% no uso de WhatsApp, Facebook e Instagram desde o início da pandemia de coronavírus.
Assim, o Facebook introduziu uma política mais restritiva no encaminhamento de mensagens, numa tentativa de limitar a capacidade das pessoas de espalhar notícias falsas e teorias da conspiração. A maneira como funciona é: depois de receber uma mensagem que foi encaminhada mais de cinco vezes, você só poderá encaminhá-la por conta própria para um bate-papo de cada vez.
Atrito suficiente para impedir conteúdo prejudicial
Você poderá reconhecer essas mensagens facilmente, pois elas serão marcadas com um ícone de seta dupla. Se você vir essa mensagem, a melhor coisa que você pode fazer por si e por todos os outros é verificá-la antes de enviá-la a outras pessoas. Além disso, você pode usar um bot fabricado pela Organização Mundial de Saúde para obter acesso fácil a informações cuidadosamente examinadas pelos profissionais de saúde.
Conforme observado pelo Facebook, a nova política não impedirá as pessoas de espalhar mensagens virais. Isso ocorre porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Portanto, a empresa não consegue implementar uma proibição total de conteúdo específico.
A decisão atual de restringir a capacidade de todos de encaminhar mensagens atinge um equilíbrio entre permitir que as pessoas se conectem em particular e adicionar atrito suficiente para impedir que conteúdo prejudicial se torne viral o mais rápido possível.
Fonte: Tech Spot