WhatsApp recebe multa milionária por não esclarecer como usa dados dos usuários

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Imagem: Evencard

A falta de transparência do WhatsApp pode gerar uma multa milionária. É que a empresa não esclarece como usa os dados colhidos dos usuários e, especialmente, quais informações são compartilhadas com o Facebook. A multa foi aplicada pela Comissão de Proteção de Dados (CPD) da Irlanda (país onde o WhatsApp está registrado para operar porque dá a possibilidade de pagar menos impostos do que em outros países da União Europeia). Assim, o CPD aplicou uma multa de 225 milhões de euros ao WhatsApp, uma empresa propriedade pelo Facebook

Essa seria a segunda multa mais alta em nome deste regulamento desde seu início. A Comissão anunciou este montante após explicar que esta decisão é o resultado de uma investigação sobre se o WhatsApp cumpre corretamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados, que teve início em dezembro de 2018.

O grande problema que as autoridades veem é que a ferramenta de mensagens não dá informações suficientes aos usuários e não usuários sobre o que faz com seus dados e há falta de transparência a esse respeito.

WhatsApp recebe multa milionária por não esclarecer como usa dados dos usuários

Também não está claro, de acordo com o órgão regulador, que tipo de dados são compartilhados entre o WhatsApp, Facebook e outras plataformas desta mesma empresa como o Instagram e que violam o regulamento europeu de proteção de dados.

Além da multa administrativa, a Comissão também impôs uma ordem para que o WhatsApp tome medidas corretivas específicas em seus regulamentos para, assim, adotar o Regulamento de Proteção de Dados da União Europeia.

A multa de vários milhões de euros é a segunda maior imposta pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, que entrou em vigor em 2018 e permite que os reguladores imponham penalidades de até 4% de sua receita anualmente, se manipularem incorretamente os dados das pessoas. As autoridades de proteção de dados de Luxemburgo impuseram uma multa recorde de 746 milhões de euros à Amazon em julho.

Reivindicações do WhatsApp

Um porta-voz do WhatsApp disse em um comunicado que os problemas envolvidos nesta multa de um milhão de dólares se referem a políticas que estavam em vigor em 2018. “O WhatsApp tem o compromisso de fornecer um serviço seguro e privado. Trabalhamos para garantir que as informações que fornecemos são transparente e completo ”, disse o porta-voz, que também anunciou a intenção de recorrer da decisão .

Não é a primeira vez neste ano que as políticas de dados do WhatsApp e do Facebook estão no olho do furacão. No início deste ano, o WhatsApp anunciou mudanças nos termos de uso e política de privacidade que forçariam os usuários a compartilhar seus dados com o Facebook para continuar usando o aplicativo a partir de 8 de fevereiro (isso não se aplica ou não deve se aplicar aos usuários na União Europeia).

polêmica que essa decisão gerou, e que levou a uma transferência massiva de usuários do WhatsApp para outros aplicativos de mensagens, acabou com o app do Facebook decidindo adiar sua missão para explicar melhor a mudança para o mês de maio.

Controvérsia constante entre as autoridades da UE

A Irish Data Commission explicou que esta decisão passou pelas mãos de várias entidades reguladoras para que pudesse expressar as suas opiniões. A Comissão Irlandesa de Privacidade de Dados (DPC) é o principal regulador da privacidade de dados do Facebook na União Europeia. Ainda assim, recorde-se que outros organismos nos países da União Europeia se queixaram em várias ocasiões de que este organismo irlandês age de forma muito lenta.

Via Genbeta

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