Com o Ubuntu 19.10 sendo lançado com sucesso na semana passada e o ciclo Ubuntu 20.04 LTS apenas decolando, o diretor de desktop do Ubuntu, Will Cooke, anunciou que está deixando a Canonical.
Will Cooke foi o diretor do Ubuntu Desktop nos últimos cinco anos. Sendo assim, liderou todo o roteiro de planejamento e estratégia. Will esteve à frente de muitos dos esforços nos últimos anos para obter o Ubuntu pré-carregado em mais PCs. Da mesma forma, liderou as várias equipes de desktops e muito mais.
Veja o anúncio em que Will Cooke renuncia ao cargo de diretor da Canonical
That’s all folks! Eoan was my last #Ubuntu release and I am handing over the reigns to the ever awesome @m_wimpress. Expect 20.04 LTS to be amazingly amazing!
Excited for my new gig @InfluxDB pic.twitter.com/mZHy3PrsRc— Will Cooke (@8none1) October 23, 2019
Bem antes disso, Will passou vários anos como gerente de engenharia. Na época, foi responsável pelo esforço de curta duração do Ubuntu TV da empresa. Da mesma forma, também esteve envolvido no Ubuntu Touch.
Cooke viajou bastante na Canonical e, em particular, em vários lançamentos muito sólidos do Ubuntu. Porém, agora ele decidiu se separar e anunciou no Twitter que está deixando o cargo.
Novos rumos
Will agora está se juntando ao InfluxDB, uma solução de banco de dados de código aberto. Assumindo o cargo de Will Cooke por liderar o desktop Ubuntu na Canonical está o talentoso Martin Wimpress, co-fundador do Ubuntu MATE. Além disso, ele também foi gerente de engenharia mais recentemente da Canonical focado no Snapcraft.
Martin Wimpress é um nome que deve ser familiar para muitos de vocês devido aos seus esforços nas comunidades de código aberto e Linux.
Isso inclui sua liderança no sabor do Ubuntu MATE; seu trabalho como engenheiro da Snapcraft; desenvolvimento no desktop MATE; envolvimento em eventos e conferências de código aberto; e suas muitas atividades de podcast, incluindo ser co-âncora de luxo do podcast Ubuntu UK.