Wind River leva o Linux para veículos mais modernos

Wind River leva o Linux para veículos mais modernos

O Wind River leva o Linux para veículos mais modernos. Para quem não sabe, temos sistemas Linux rodando em todos os lugares, desde o serviço de e-mail, sites, aparelhos de televisão e até mesmo seus telefones celulares e computadores em alguns casos. Agora, a Wind River Linux está fazendo incursões na operação de carros movidos a eletricidade.

O desenvolvedor Linux embarcado comercial, com sede em Alameda, Califórnia, fornece software para sistemas inteligentes de missão crítica. Ela está ajudando a acelerar a transformação digital em todos os setores, incluindo automotivo, aeroespacial, defesa, industrial, médico e telecomunicações. Suas ferramentas Linux e serviços de ciclo de vida para uso automotivo ajudam os fabricantes a criar e oferecer suporte a soluções de borda inteligentes.

“O papel do software é cada vez mais importante para a indústria automobilística. O software Linux pode desbloquear novas possibilidades para aumentar o valor para fabricantes de automóveis e consumidores”, disse Avijit Sinha, diretor de produtos da Wind River, ao LinuxInsider.

O Wind River Linux pode ajudar inovadores automotivos a implementar estruturas de desenvolvimento modernizadas que aproveitam a IA na nuvem e na borda. Combinado com recursos de gerenciamento do ciclo de vida do software, ele permite que eles acelerem suas inovações e impulsionem a realização de veículos definidos por software, explicou ele.

Avanço de código aberto alimenta a tecnologia EV

A Wind River recentemente fez uma parceria com dois fabricantes chineses de veículos elétricos (EV) em ascensão para integrar a inovadora tecnologia Linux. Ambos os fabricantes de carros elétricos esperam usar o Linux para acelerar sua entrada na competição com fabricantes de automóveis com motor a gás estabelecidos na Europa e na América do Norte.

A marca de tecnologia de mobilidade Zeekr e a Horizon New Energy Automobile Co., também conhecida como Hozon ou NETA Auto, são relativamente novatas na indústria de veículos elétricos. A Zeekr, fundada em 2021, fez a transição para o mercado europeu na Suécia e na Holanda no quarto trimestre de 2023. A Hozon, fundada em 2014, produziu seu primeiro carro-conceito em 2017 e abriu um centro de pesquisa no Vale do Silício, na Califórnia, em 2018.

O objetivo de design da Zeekr é criar um ecossistema de usuários totalmente integrado. Sua tecnologia utiliza arquitetura de experiência sustentável (SEA), incluindo suas próprias tecnologias de bateria, sistemas de gerenciamento de baterias, tecnologias de motores elétricos e cadeias de suprimentos de veículos elétricos.

O nome da empresa é uma composição de três conceitos sobre motores não a gasolina:

  • “ZE” significa Zero, como no ponto de partida de infinitas possibilidades.
  • “E” representa a evolução da era elétrica.
  • “KR” faz referência ao Krypton, um gás raro que emite luz quando eletrificado.

Hozon selecionou a Wind River Linux para desenvolver a Hozon Automotive Intelligent Security Vehicle Platform, de acordo com um anúncio de 10 de outubro. A plataforma é uma estrutura de hardware e software para gateways de computação de alto desempenho e controle de veículos programados para entrar em produção a partir de 2025. Ele integra estruturas e ferramentas de código aberto, permitindo o rápido desenvolvimento e implantação de aplicativos de software.

“A Hozon está expandindo os limites da inovação em seu desenvolvimento de veículos”, disse Dai Dali, diretor de tecnologia da empresa. “É importante trabalhar com um especialista em automóveis e Linux que possua os mais altos níveis de capacidade de serviços profissionais combinados com suporte de longo prazo e recursos de localização, incluindo experiência em otimização de desempenho, segurança e proteção.”

A colaboração entre a Hozon e a Wind River também inclui o trabalho em software de infraestrutura automotiva de próxima geração para permitir recursos de veículos definidos por software, como computação avançada de alto desempenho, rede interna e externa entre veículos e infraestrutura (V2X) e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Wind River leva o Linux para veículos mais modernos. Parceria Motivada por Tecnologia Linux

De acordo com Sinha, a Wind River incorporará seu software Linux na futura plataforma Zeekr Electronic and Electrical Architecture (ZEEA) para alimentar ativamente os veículos definidos por software do futuro.

A plataforma Linux avançada de sua empresa permite que as equipes desenvolvam, implantem e operem soluções embarcadas confiáveis e seguras em um sistema operacional Linux construído especificamente para esse fim. O que atraiu Sinha para a parceria com a Zeekr foi o pioneirismo da empresa em novas tecnologias.

A Zeekr usará o Wind River Linux em seu Computador de Segurança Central – um gateway de serviço que gerencia a ethernet de backbone do veículo – para avançar a direção autônoma, o cockpit inteligente e a arquitetura E/E no veículo.

“Nossa colaboração com a Zeekr tem sido extremamente positiva. Eles têm uma boa equipe com membros altamente profissionais e experientes. Eles desenvolveram um sistema avançado em um tempo muito curto. Sua visão inovadora das coisas também é refrescante”, disse Sinha.

Linux Industrial da Wind River

O software da Wind River difere de outros sistemas Linux e automobilísticos proprietários em uso atualmente. Ele se concentra nos casos de uso não relacionados à TI, com uma ênfase sólida na aplicação e desenvolvimento para uso industrial, observou Sinha.

Wind River leva o Linux para veículos mais modernos

“Esses mercados são tradicionalmente mais exigentes do que outros, e pudemos aproveitar essa experiência para nos diferenciarmos das ofertas mais tradicionais que tendem a ser ‘boas o suficiente’. Além disso, temos uma equipe de serviços muito forte, com muita experiência em customização e suporte a clientes com necessidades específicas”, disse.

LinuxInsider

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile