Windows 11: Microsoft emite correção de emergência para o menu Iniciar

windows-11-22h2-bloqueado-em-alguns-sistemas-intel
windows 11

Um novo problema afetou o Windows 11, mais especificamente, um mau funcionamento no menu Iniciar. O problema aconteceu logo após a instalação de atualizações mais recentes. No entanto, a Microsoft acaba de resolver esse problema do menu Iniciar.

Esse problema afeta apenas dispositivos que executam o Windows 11, versão 21H2, e foi reconhecido na sexta-feira depois a Microsoft recebeu relatórios de clientes sobre problemas no menu Iniciar que afetam alguns sistemas.

Problemas com o menu Iniciar do Windows 11

“Um pequeno número de dispositivos não consegue abrir o menu Iniciar após a instalação de atualizações lançadas em 23 de junho de 2022 ou posterior”, explicou a empresa em uma atualização recente no painel de integridade do Windows. “Depois de instalar o KB5014668 ou atualizações posteriores, recebemos relatórios de que um pequeno número de dispositivos pode não conseguir abrir o menu Iniciar.

“Em dispositivos afetados, clicar ou selecionar o botão Iniciar ou usar a tecla Windows no teclado pode não surtir efeito.” Felizmente, uma correção foi lançada e os usuários podem se livrar desse problema.

Correção do problema

A Microsoft abordou o problema usando o KIR (Reversão de Problemas Conhecidos), um recurso do Windows que ajuda a reverter correções não relacionadas à segurança do Windows com bugs fornecidas por meio do Windows Update.

windows-11-microsoft-emite-correcao-de-emergencia-para-o-menu-iniciar

Depois de ser enviada via KIR, a correção geralmente atinge todos os dispositivos comerciais e de consumo não gerenciados em um dia. Os clientes também podem acelerar o lançamento reiniciando os dispositivos Windows afetados.

Os administradores de TI devem instalar e configurar uma Política de Grupo KIR específica associada à versão do Windows dos sistemas para resolver esse problema conhecido em dispositivos gerenciados pela empresa afetados. “A Diretiva de Grupo especial pode ser encontrada em Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> KB5014668 220721_04201 Reversão de Problema Conhecido -> Windows 11 (versão original)”, acrescentou a Microsoft.

Você pode baixar a política de grupo de reversão de problemas conhecidos KB5014668 220721_04201 para Windows 11, versão 21H2, aqui. O procedimento necessário para implantar uma reversão de problema conhecido por meio da Diretiva de Grupo requer navegar até a Diretiva do Computador Local ou a Diretiva de Domínio em seu controlador de domínio usando o Editor de Diretiva de Grupo para escolher a versão do Windows que você deseja direcionar.

Detalhes sobre como implantar e configurar as Políticas de Grupo KIR estão disponíveis no site de suporte da Microsoft, basta acessá-lo e seguir as instruções.