Um novo conceito, totalmente redesenhado e com novas funcionalidades. Assim deve ser o Windows 12 que promete ser o ‘Windows mais refinado de todos os tempos’ e tudo o que o Windows 11 deveria ser. Ainda não há uma data definida para a chegada da nova versão, porém, são muitas as promessas.
Embora o Windows 11 tenha saído há mais de um ano, e já tenhamos recebido o primeiro ‘momento’ (atualização de recursos) para ele, o Windows 11 2022 Update (22H2), ele realmente não está indo tão bem quanto poderia, e já se fala do seu sucessor, o Windows 12.
O que a Microsoft precisa fazer para tornar seu próximo sistema operacional mais atraente? Trazer de volta alguns dos recursos que faltavam no Windows 10 seria um começo, mas há muitas outras ideias atualmente.
Windows 12 é o ‘Windows mais refinado de todos os tempos’ e tudo o que o Windows 11 deveria ser
O criador do conceito Kevin Hall (o Hacker 34) já nos deu sua visão sobre o Windows 7 2020 Edition e o Windows 11, antes que o Windows 11 fosse uma realidade.
Agora ele volta sua atenção para o Windows 12, e sua criação mistura o Windows com recursos de outros sistemas operacionais, como a seleção de imagens de IA com a qual os usuários do iPhone estarão familiarizados, e até a tela de bloqueio tem um elemento do iOS 16.
Kevin descreve sua criação como o Windows mais refinado de todos os tempos. Os destaques do conceito incluem um menu Iniciar melhor, widgets interativos, como notas adesivas e uma barra de tarefas dinâmica. Há novos gestos de toque também.
Ele está focado no design fluente e até adicionou o Controle de proximidade, que facilita arrastar e soltar conteúdo de um dispositivo compatível para outro (Surface Duo 2 no exemplo do vídeo).
Dê uma olhada no vídeo do que deveria ser o Windows 12:
As pessoas simplesmente não estão mudando para o Windows 11
Recentemente, falamos como a Microsoft se frustrou com a adoção do Windows 11, seja por usuários comuns, seja em empresas.
Os números em relação à quantidade de usuários do Windows 11 é decepcionante para a Microsoft. A empresa lançou o sistema com grande expectativa há mais ou menos um ano. Naquela oportunidade, disse que continuaria a oferecer suporte ao Windows 10 até (pelo menos) 2025. Porém, de acordo com os últimos levantamentos, a Microsoft se decepciona com uso do Windows 11.
Sabendo disso, os usuários optaram em grande parte por ficar com o Windows 10 e essa é uma tendência que parece não mudar tão cedo. Até mesmo o Windows 7, que parou de ter atualizações há um bom tempo, tem um desempenho considerável.