O Wine 4.3 acaba de ser lançado com correções de bugs. Portanto, esta versão em desenvolvimento está disponível para download. Eventualmente, essa aplicação permite a utilização de programas feito para Windows, funcionarem no Linux e MacOS. Quem não está por dentro do projeto, pode ficar a impressão de que o Wine utilize algum método de emulação. Porém, como o próprio nome diz, Wine Is Not an Emulator. Então, ele funciona apenas como um tradutor, adicionando uma camada de compatibilidade e convertendo as API do Windows em chamadas POSIX on-the-fly. Assim, elimina, teoricamente, as limitações de desempenho e memória.
O que há de novo no Wine 4.3
- Implementação do XAudio2 usando a biblioteca FAudio;
- Mono engine atualizado para o mais recente upstream;
- Mais moderno manuseio de janelas icônicas;
- Melhor manipulação de objetos do kernel;
- Várias correções de bugs.
Foram corrigidos ao todo 45 bugs. Para jogos como:
- Jurassic Park;
- Operation Genesis;
- LEGO Star Wars;
- BREW Simulator;
- Entre outros.
Caso queira, há uma lista de jogos com bom funcionamento com Proton, projeto este baseado no Wine que visa a aumentar e melhorar a disponibilidade de títulos lançados para Windows, no Linux através do Steam Play.
Correção de bugs
- Cliente League of Legends trava ao entrar em um lobby com outros jogadores;
- Travamento na inicialização do cliente Garena v2.0.x;
- Versão mais recente do LINE que não funcionava;
- Foi resolvido o travamento do iTunes na instalação;
- DirectX não detecta Intel HD Graphics 620;
- Call of Juarez: Bound in Blood falha na inicialização ao usar FAudio;
- Não é possível instalar .NET SP1 falha ao instalar com WineTricks.
Assim, você pode visualizar a lista completa de todos os bugs no site oficial. Caso tenha o Wine 4.3 instalado em seu sistema, você pode conferir o nosso tutorial de como instalar o Wine 3.0.3 estável no Ubuntu 18.04 LTS ou Linux Mint ou sua versão de desenvolvimento. Dessa maneira, pode acessar o conteúdo de instalação, para maiores instruções de como utilizar o Wine em outros ambientes.
Wine-Staging 4.3 adiciona novos patches
Da mesma forma que o Wine 4.3, a equipe do Wine-Staging anunciou seu mais novo lançamento de desenvolvimento. Assim, o Wine-Staging 4.3 submeteu alguns dos seus patches para o Wine. Foram nada menos que quase 800 patches.
Os 790 patches desta versão ficaram dentro da média dos últimos lançamentos. Isso já havia ocorrido na versão anterior. Tudo graças a pacotes atualizados e com várias correções.
Vamos aos destaques do Wine-Staging 4.3
- Uma correção do WineD3D para um bug de 12 anos referente à demo do The Sims 2, onde ele sairia prematuramente;
- Correções de Entrada Direta para permitir o remapeamento dos botões do joystick e permitir a reconexão dos joysticks;
- WMCreateSyncReader suporte para ajudar, pelo menos, a demonstração do RUSE;
- Uma correção para League of Legends sobre NtQueryVirtualMemory;
- Adicionando um stub para satisfazer o Eraser Control Driver da Symantec;
- Uma correção de bug de 11 anos para o COMCTL32.
O Wine-Staging também atualiza seu código WineD3D e outros trabalhos. Do mesmo modo, binários de Wine e Wine-Staging estão sempre disponíveis no WineHQ.org. No entanto, quem preferir verificar a fonte para esta ramificação experimental/de teste podem fazê-lo através do GitHub.