Dentro do prazo esperado de 15 dias, foi lançado o Wine 5.11 que chega com Mono atualizado e trabalho inicial no NetIO Kernel Driver. Para quem não sabe, uma nova versão sai quinzenalmente. Este projeto é de código aberto e permite que jogos e aplicativos do Windows sejam executados no Linux e em outras plataformas.
O Wine 5.11 inicia o trabalho de desenvolvimento de um driver do kernel do NetIO, embora ainda esteja em início de trabalho. O Wine 5.11 também tem suporte para a API do Ticket de Impressão. Do mesmo modo, atualiza seu mecanismo Mono na base de código v5.1, descarta o suporte obsoleto à arquitetura PowerPC de 32 bits, continua o trabalho em uma biblioteca Unix separada para NTDLL e possui cerca de 57 correções de erros conhecidas.
As muitas correções de erros vão desde falhas no jogo League of Legends até problemas com o DirectX 11 e vários outros problemas, além de correções para alguns aplicativos de desktop. Quem quiser obter mais detalhes sobre as novidades do Wine 5.11 pode consultar a página WineHQ.org.
Wine-Staging 5.11 caiu para pouco mais de 700 patches
Tradicionalmente, o Wine-Staging possui cerca de 800 a 850 patches no upstream. No entanto, para o Wine 5.11 que funciona como uma versão experimental ou para teste do Wine, esse valor diminuiu para apenas 702 patches. O Wine-Staging está se aproximando da linha principal, graças ao fato de mais patches serem considerados viáveis e prontos para upstream.
Entre o trabalho desenvolvido no Wine e que acabou tornando o Wine-Staging 5.11 menor, estão várias melhorias no NTDLL, bem como vários patches do DirectManipulation. O Wine-Staging 5.11 não traz novos patches, mas atualiza vários em torno de NTDLL, DLLs falsas do Winebuild, emulação de syscall do NTDLL, WoW64 e outros.
Quem quiser ajudar nos testes do Wine-Staging ou do Wine 5.11 upstream podem encontrar os novos binários quinzenais no WineHQ.org.
Fonte: Phoronix