Wine 8.1 lançado - agora exposto como "Windows 10"

Wine 8.8 lançado e começa a funcionar no suporte do módulo ARM64EC

Após o lançamento do Wine 8.0 estável de uma semana e meia atrás, o Wine 8.1 foi lançado como o primeiro instantâneo de desenvolvimento quinzenal para este software de código aberto que permite executar jogos e aplicativos do Windows no Linux, macOS e outras plataformas. Esses instantâneos de desenvolvimento do Wine 8.x culminarão com o lançamento do Wine 9.0 no próximo ano. Além disso, o Wine 8.1 lançado agora está exposto como “Windows 10” para os usuários.

Com a base de código do Wine em congelamento desde o início de dezembro, durante a preparação dos candidatos a lançamento do Wine 8.0, o Wine 8.1 permitiu muitas limpezas de código e outras alterações.

Há também várias correções de bugs na versão 8.1 — mais de duas dúzias afetando Anno 1800, Dungeons & Dragons Online, GOG Galaxy, vários jogos da Blizzard e outros softwares. Essas correções devem chegar em breve aos lançamentos pontuais estáveis do Wine 8.0.x.

Também notável é o Wine 8.1 adicionando o suporte VK_EXT_hdr_metadata para essa extensão da API Vulkan para manipulação de metadados de alta faixa dinâmica (HDR) como parte do trabalho da Valve no suporte a jogos Windows habilitados para HDR com Steam Play (Proton).

Wine 8.1 lançado – agora exposto como “Windows 10”

Wine 8.1 define Windows 10 como sua versão.

A mudança mais significativa com o Wine 8.1 agora é definir “Windows 10” como a versão do Windows ao criar novos prefixos do Wine. Anteriormente, o Wine padronizava a publicidade como “Windows 7”. Então, a partir de agora, com o Wine 8.1+, o padrão é usar o Windows 10 (“Windows 10 Pro” para ser exato).

A lista completa de mudanças que abrangem o Wine 8.1 está no anúncio de lançamento em WineHQ.org.

Wine 8.0 e a nova camada de compatibilidade

A maior mudança no Wine 8.0 é a conclusão da conversão para o formato PE, que levou mais de quatro anos. Isso permite que os desenvolvedores criem todos os módulos do Wine no formato PE.

Criar módulos do Wine no formato PE é muito melhor, já que ele oferece muitos recursos excelentes, como proteção contra cópia, suporte para aplicativos de 32 bits em sistemas de 64 bits, depuradores do Windows, aplicativos x86 em sistemas ARM e muito mais.

O Wine 8.0 também vem com um syscall dispatcher especial. Ele serve para transições de PE para Unix para minimizar o impacto no desempenho da nova arquitetura, especialmente para as bibliotecas OpenGL e Vulkan.

Além disso, a nova versão do Wine também implementa thunks WoW64 para quase todas as bibliotecas Unix. Assim, vai permitir que um módulo PE de 32 bits chame uma biblioteca Unix de 64 bits.