Wine 8.21 lançado com escala HiDPI e código Vulkan inicial para o driver Wayland

Wine 9.1 lançado com melhor detecção de teclado Dvorak e melhorias no método de entrada
wine

O Wine 8.21 acaba de sair como o mais novo lançamento de desenvolvimento quinzenal do Wine e o último antes do congelamento de recursos que ocorrerá em duas semanas. Alguns destaques com o lançamento do Wine 8.21 é o trabalho contínuo no driver Wine Wayland. Este suporte nativo do Wayland para Wine agora inclui suporte inicial ao escalonamento HiDPI , bem como suporte inicial ao Vulkan. Assim, o Wine 8.21 lançado com escala HiDPI e código Vulkan inicial para o driver Wayland.

O suporte Vulkan ainda não está totalmente utilizável, mas está trabalhando para colocar todas as peças em ordem e será interessante ver o que mais será inserido no driver Wine Wayland antes do congelamento do código do Wine 9.0.

Wine 8.21 lançado com escala HiDPI e código Vulkan inicial para o driver Wayland

Alexandros Frantzis da Collabora está fazendo um ótimo trabalho no driver Wine Wayland e colocando tudo no upstream. HiDPI é certamente importante para os monitores de hoje e o suporte Vulkan é importante para jogos modernos do Windows que devem funcionar com Wine on Wayland.

Também significativo com o Wine 8.21 é o início do suporte ao alvo ARM64EC. ARM64EC é uma nova ABI para aplicativos do Windows 11 no Arm. ARM64EC é para “Compatível com emulação” e serve para ajudar a construir novos aplicativos nativos ou migrar gradativamente de aplicativos x64 para ARM64 nativo. 

Mais detalhes sobre o ARM64EC podem ser encontrados na documentação da Microsoft . Este estado Wine 8.21 do ARM64EC é apenas o início do suporte para esta funcionalidade.

O Wine 8.21 também traz atualizações para o banco de dados local e cerca de 29 correções de bugs conhecidos. As correções de bugs variam de correções de driver Wayland a problemas de Direct3D 10 resolvidos e várias correções de jogos e aplicativos.

Downloads e mais detalhes sobre o lançamento de desenvolvimento do Wine 8.21 via WineHQ.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile