A plataforma de gestão de conteúdo para internet mais conhecida e popular, WordPress, está considerando reduzir o suporte para o Internet Explorer 11. Essa medida se deu em função do uso do navegador, que caiu para menos de 1%.
Uso atual do Internet Explorer
Usando três métricas para determinar o número de pessoas que ainda usam o Internet Explorer 11, o WordPress descobriu que seu uso cumulativo está abaixo de 1%: 0,71% do GlobalStats da StatCounter; 1,2% do contador W3 e; 0,46% do WordPress.com.
É como se a história se repetisse, já que esses números de uso são semelhantes a quando o WordPress abandonou o suporte para Internet Explorer 8, 9 e 10 em 2017. E isso é bem normal, uma vez que as pessoas procuram se atualizar e instalarem as versões mais recentes dos aplicativos, em seus dispositivos.
Uma descontinuação é totalmente justificável. Assim, com números tão baixos e o alto custo de manutenção do navegador, o WordPress planeja remover o suporte para o Internet Explorer 11 no futuro.
“Em termos da experiência atual do usuário do WordPress, um sinalizador foi adicionado para não recomendar o IE no BrowseHappy há cerca de 13 meses, então agora, a maioria dos usuários do WordPress deve estar ciente. Ligado a isso, a experiência geral não é ideal no IE11 com um alto custo de manutenção para desenvolvedores “, explicou o WordPress em um blog na semana passada.
Além disso, para formular seus planos de descartar o suporte, o WordPress está pedindo aos usuários e organizações que ainda usam o navegador para fornecer feedback até 18 de março.
O WordPress não é o único a descartar o suporte ao Internet Explorer 11. Em agosto de 2020, por exemplo, a Microsoft anunciou que não ofereceria mais suporte ao Internet Explorer no aplicativo da web do Microsoft Teams e que o Microsoft 365 não ofereceria mais suporte a partir de 17 de agosto de 2021.
Não sabemos quando essa descontinuação do suporte do Wordpress acontecerá. No entanto, não deve demorar muito.