WSL da Microsoft tem novo aplicativo de configurações

WSL da Microsoft tem novo aplicativo de configurações
wsl

O Windows Subsystem for Linux ou simplesmente WSL, da Microsoft, tem novo aplicativo de configurações. Assim, quem usa o Ubuntu no Windows por meio do Windows Subsystem for Linux (WSL) deve ficar atento para conhecer as “atualizações significativas” estão a caminho.

Em uma postagem no blog para recapitular as coisas discutidas como o recente evento Microsoft BUILD, o gerente sênior de produto da empresa para a plataforma de desenvolvedores Windows, Craig Loewen, explica o que está por vir para os usuários da WSL.

Vários recursos experimentais da WSL anunciados pela Microsoft no ano passado começaram a chegar a compilações estáveis/padrão.

Entre elas, liberar automaticamente a memória armazenada no WSL de volta para o Windows. Dispositivos com memória limitada se beneficiarão mais disso, mas também sistemas com muita memória realizando cargas de trabalho pesadas de memória sob WSL.

O túnel DNS também está habilitado por padrão no Windows 11 para melhorar o processamento de rede, especialmente quando coisas como VPNs estão habilitadas no Windows.

WSL da Microsoft tem novo aplicativo de configurações

Outros recursos experimentais serão promovidos para compilações estáveis nos próximos meses, como recuperação automática de disco e modo de rede espelhado (com suporte a IPv6) — disponíveis como recursos experimentais e opcionais para aqueles interessados em jogar/experimentar/fazer uso deles agora.

Novo aplicativo de configurações do WSL chegando

Captura de tela do aplicativo de configurações da GUI WSL em desenvolvimento pela Microsoft
Original: Microsoft; Compósito: Moi
Para mim, a atualização mais empolgante revelada para estar em andamento é um novo aplicativo de configurações gráficas para WSL. Isso será lançado como parte de uma futura atualização estável da WSL.

A configuração gráfica será uma grande ajuda. No momento, os usuários precisam editar manualmente o arquivo de texto para ajustar e definir as configurações. Isso pressupõe que eles saibam quais configurações editar, quais valores inserir e a sintaxe correta a ser usada. .wslconfig

“O aplicativo WSL Settings aborda isso dividindo as configurações do WSL em categorias rotuladas e indicando quais estão disponíveis em sua máquina” Loewen explica, observando que ele será compatível com o arquivo de texto — é possível editar através de ambos!.wslconfig

A integração WSL também está chegando ao centro de controle Dev Home por meio de um novo recurso ‘Ambientes’. A partir daqui, os usuários poderão “gerenciar, iniciar e criar novos ambientes de desenvolvimento, como máquinas Hyper-V, caixas de desenvolvimento e […] interagir com distros WSL”.

Mais detalhes no blog da Linha de Comando do Windows.

E se você usa o Windows (seja por opção, preferência ou requisito de trabalho/estudo) e ainda não usa o WSL, você pode instalar o Ubuntu 24.04 LTS da Microsoft Store, que (no Windows 11) deve fazer o trabalho pesado de habilitar o WSL para você.