A promessa de Elon Musk se cumpre e a rede social X anuncia novo plano de assinatura premium, incluindo nível sem anúncios por US$ 16 ao mês. A grande dúvida é se a plataforma será totalmente paga, acabando de vez com a gratuidade. O Twitter/X gratuito está em vias de extinção? Pela nova lógica, quanto mais você paga, menos anúncios verá.
Embora a CEO do Twiter/X, Linda Yaccarino, afirme que a receita da rede social está a crescer e – sem incluir o custo do serviço da dívida – que a empresa tem um fluxo de caixa positivo, observadores externos veem o Twitter, também conhecido como X, a perder dinheiro. Desde que Elon Musk comprou a rede social, a receita de publicidade do Twitter caiu 60%.
X anuncia novo plano de assinatura premium, incluindo nível sem anúncios por US$ 16 ao mês
Na tentativa de diversificar seus fluxos de receita e oferecer recursos aprimorados à sua base de usuários, o Twitter lançou um novo modelo de assinatura paga opcional chamado “X Premium”. Substituindo o plano de assinatura Twitter Blue, esse novo recurso oferece aos usuários a opção de desfrute de uma experiência sem anúncios na rede. X também está experimentando uma taxa de US$ 1 por ano para postar e responder a postagens na plataforma.
Por enquanto, o X Premium tem três níveis: Básico, Premium e Premium+. Básico começa em US$ 3/mês ou US$ 32/ano; o Premium começa em US$ 8/mês ou US$ 84/ano; e Premium+ começa em US$ 16/mês ou US$ 168/ano. Ainda não há confirmação dos valores em reais.
Todos os assinantes do X Premium terão acesso aos seguintes recursos:
- Editar postagem: oferece uma janela de uma hora para fazer algumas alterações nas postagens publicadas. Use-o para fazer atualizações, marcar alguém ou reordenar a mídia que você anexou.
- Desfazer postagem: oferece a opção de retirar uma postagem depois de enviá-la, mas antes que ela fique visível para outras pessoas.
- Formatação de texto: agora você pode colocar texto em negrito e itálico em suas postagens.
- Postagens mais longas: em vez de postagens de 280 caracteres, você pode postar até 25.000 caracteres.
- Uploads de vídeos mais longos: assinantes Premium podem enviar vídeos com até 3 horas de duração e tamanho de arquivo de até 8 GB (1080p).
- Classificações priorizadas nas respostas: as postagens com as quais você interage receberão um pequeno aumento em sua classificação. Além disso, suas respostas receberão um impulso que as classificará mais perto do topo.
- Os assinantes aparecerão na guia Verificado na guia de notificações de outros usuários, que destaca respostas, menções e envolvimento de assinantes Premium.
- Autenticação de dois fatores por SMS (2FA): como assinante, você pode proteger sua conta enviando mensagens de texto 2FA.
- Mensagens diretas criptografadas: Os assinantes Premium podem iniciar mensagens diretas criptografadas com outras contas Premium.
As três camadas vêm com algumas diferenças, é claro:
- Os assinantes básicos recebem um pequeno impulso em suas respostas.
- Os assinantes premium recebem um impulso maior em suas respostas.
- Os assinantes Premium+ recebem o maior impulso em suas respostas.
- Os não assinantes comuns não receberão nenhum impulso.
Alguns desses recursos costumavam ser integrados ao Twitter. Por exemplo, 2FA, uma ferramenta essencial para proteger sua conta contra hackers, costumava ser gratuita.
Nos níveis mais altos, você pode ser verificado com uma marca de seleção azul. Isso costumava significar que o Twitter verificou você como um usuário importante. No entanto, agora que qualquer pessoa pode ter um, o seu prestígio social despencou. Na verdade, você pode recusar mostrar a marca de seleção, mesmo que seja elegível para uma.
O que interessará à maioria dos usuários, porém, é que quanto mais você paga, menos anúncios verá. Os assinantes do nível Premium veem aproximadamente 50% menos anúncios. Os assinantes do nível Premium+ não verão nenhum anúncio. Os usuários que não optarem pela assinatura continuarão vendo os anúncios como sempre. X não disse se mudará a frequência ou o tipo de anúncio para usuários não assinantes.
Ironicamente, com essas duas assinaturas principais, você pode monetizar suas postagens por meio de participação na receita de anúncios e assinaturas de criadores.
Essas assinaturas estão disponíveis no aplicativo móvel X e em sua plataforma web. Resta saber como isso impactará a experiência geral do X e se uma parte significativa de sua base de usuários optará por esses novos serviços pagos. Conforme as estatísticas da Stastia, o Twitter Blue tinha 640.000 assinantes. Porém, ao todo, existem 225 milhões de usuários.