X11 Display Manager lança primeira atualização em sete anos. O XDM utiliza o kit de ferramentas Athena Widgets. Após sete anos de correções de bugs e limpezas no código, ele finalmente acaba de receber um update. Visto que, esse clássico gerenciador de exibição X11, é escrito utilizando a biblioteca X Athena Widgets. Eventualmente, ao logo do tempo, tem sido substituído por outros gerenciadores como o GDM (Gnome), LightDM e SDDM, entre outros.
Conforme, Alan Coopersmith acaba de lançar a versão 1.1.12 do XDM. Embora falte apoio à acessibilidade, internacionalização entre outros recursos modernos, ele ainda é usando em alguns sites por razões históricas.
Correções feitas no X11 Display Manager
- Adicionado algumas verificações de falha malloc perdidas;
- Remoção do código TCP não usado (“WINTCP”) de XDM;
- Vários avisos de formato em PrintProtoDisplay;
- Corrigida a compilação fora do diretório de origem, juntamente com correções distcheck;
- Adicionado, suporte a notificação de inicialização do systemd;
- Exibição de opções no tempo de compilação na saída de Debug;
- Instalar páginas de manual do XDM sob seção admin (8);
- Enfim, atualização no README para migração GitLab;
- Atualização a URL do bug configure.ac para migração do gitlab;
- Melhorias no sistema de build;
- Correções de vazamento de memória.
Então, caso queira saber todas as correções e melhorias, visite o site oficial do lançamento. Portanto, será possível baixar o código fonte XDM para compilação. Após, o X11 Display Manager lançar a atualização, ele mudou os arquivos de configuração de .cpp (C++) para .in processado pelo Sed. Dessa forma, será necessário ajustes locais para que seja possível realizar seu empacotamento e distribuição.
Ficou curioso, para saber mais sobre gerenciadores de exibição, seus tipos e como configurá-los recomendo a leitura desse conteúdo no site oficial do ArchLinux. Em conclusão, caso queira aprender como personalizar a tela de login do LightDM no Debian ou Bootloader(Grub).
Surgiu alguma dúvida, entre em nosso Grupo no Telegram.