Xfce 4.14 Desktop lançado oficialmente

XFCE diz adeus ao suporte GTK2
Xfce 4.14 Desktop

Depois de mais de quatro anos em desenvolvimento, há finalmente o lançamento do Xfce 4.14. No começo deste mês, já adiantamos algumas características presentes no novo Xfce. Portanto, o Xfce 4.14 Desktop lançado oficialmente.

O que esperar do Xfce 4.14 Desktop lançado oficialmente?

O Xfce 4.14 é a atualização para esse leve ambiente de trabalho. Assim, ele faz a transição de  seus componentes do GTK2 para o GTK3, além de fazer uso de outros softwares modernos como o GDBus.

Além de migrar para o GTK3, o Xfce 4.14 traz:

  • suporte ao HiDPI;
  • muitos aprimoramentos no gerenciamento de janelas;
  • vários aprimoramentos de vários monitores;
  • uma variedade de melhorias na interface do usuário;
  • novo suporte ao protetor de tela;
  • e uma infinidade de novos recursos e melhorias nos itens existentes.

Hoje, após 4 anos e 5 meses de trabalho, temos o prazer de anunciar o lançamento do desktop Xfce 4.14, uma nova versão estável que substitui o Xfce 4.12. Neste ciclo do 4.14 o objetivo principal foi portar todos os componentes principais para Gtk3 (sobre Gtk2) e GDBus (sobre D-Bus GLib). A maioria dos componentes também recebeu suporte ao GObject Introspection. Ao longo do caminho, acabamos aprimorando nossa experiência de usuário, introduzindo alguns novos recursos e melhorias e fixando um bocado de erros, diz o anúncio de lançamento.

Os principais destaques do Xfce 4.14 Desktop lançado oficialmente são:

Xfce 4.14 Desktop lançado oficialmente

  • gerenciador de janelas recebeu uma série de atualizações e recursos, incluindo suporte para VSync (usando Present ou OpenGL como backend) para reduzir ou remover oscilação de exibição, suporte a HiDPI, suporte aprimorado a GLX com drivers de código-fonte proprietário/fechado da NVIDIA, suporte a XInput2, várias melhorias no compositor e um novo tema padrão.
  • painel recebeu suporte para o recurso de monitor principal do RandR, melhor agrupamento de janelas no plug-in tasklist (melhor UX, indicador de grupo visual, etc.), configuração de “tamanho de ícone” por painel, novo formato de relógio padrão e avaliador de formato de relógio. um layout de painel padrão aprimorado.
  • área de trabalho agora tem suporte para o recurso de monitor principal do RandR, uma opção de orientação para organização de ícones, uma opção de menu de contexto “Próximo plano de fundo” para avançar o papel de parede e agora sincroniza a seleção de papel de parede do usuário para AccountsService.
  • Uma caixa de diálogo de configurações completamente nova para gerenciar perfis de cores foi criada. Para a maioria dos usuários, isso significa suporte imediato para impressão gerenciada por cor (através do cupsd) e digitalização (através de saned). Para perfis de monitor, você terá que instalar um serviço adicional como o xiccd.
  • diálogo de exibição recebeu muita atenção durante este ciclo e um grande recurso: os usuários agora podem salvar e (automaticamente) restaurar configurações completas de vários monitores, o que é especialmente útil para aqueles que conectam frequentemente seu laptop a várias estações de encaixe ou configurações . Além disso, muito tempo foi gasto em tornar a interface do usuário mais intuitiva e uma opção oculta foi adicionada para suportar o dimensionamento de exibição RandR (configurado via Xfconf).
  • Adicionamos uma opção para habilitar o dimensionamento de janelas Gtk para a caixa de diálogo de aparência e também para uma opção de fonte monoespaçada. No entanto, tivemos que descartar as visualizações de temas, pois elas não produziram resultados consistentes com o Gtk3.

  • Embora decidimos descartar telas iniciais do gerenciador de sessão , adicionamos muitos recursos e correções. Entre elas, suporte a suspensão híbrida, melhorias na inicialização padrão da sessão evitando condições de corrida, um recurso para adicionar e editar entradas de início automático, um botão alternar usuário na caixa de diálogo de logoff e diálogos de configuração e seleções de sessão aprimoradas (esta última com uma nova guia sessões salvas). Além disso, agora você pode executar comandos não apenas “autostart style” no momento do login, mas também quando seu computador suspende, efetua logout etc. Finalmente, os aplicativos Gtk são gerenciados por sessão pelo DBus e os screensavers também são comunicados (por exemplo, inibidos) pelo DBus.
  • Como sempre, o Thunar – nosso gerenciador de arquivos – recebeu muitos recursos e correções. Entre as mudanças visíveis estão a barra de caminho completamente retrabalhada, o suporte para miniaturas maiores, bem como o suporte para um arquivo “folder.jpg” que altera o ícone da pasta (por exemplo, para capas de álbuns de música). Os usuários avançados também perceberão a navegação aprimorada do teclado (zoom, navegação por guias). O gerenciador de volume do Thunar ganhou suporte do Bluray.
  • Nosso tumbler de serviço de miniaturas recebeu muitas correções e suporte para o formato Fujifilm RAF.
  • localizador de aplicativos agora pode ser aberto opcionalmente como uma única janela e agora pode ser navegado mais facilmente apenas com o teclado.
  • gerenciador de energia recebeu muitas correções de bugs e alguns recursos menores, incluindo suporte para o botão XF86Battery e para o recém-criado xfce4-screensaver. O plug-in do painel também viu várias melhorias: agora ele pode, opcionalmente, mostrar o tempo restante e/ou a porcentagem e agora depende dos nomes de ícones padrão da UPower para trabalhar com mais temas de ícones prontos para uso. Com o LXDE passando para uma base QT, o plugin do painel LXDE foi removido.

Muitos aplicativos e plugins que fazem parte do eco-sistema Xfce – frequentemente apelidados de “guloseimas” – fazem parte do que torna o Xfce ótimo. Muitos deles também viram mudanças importantes ao longo do cronograma da versão 4.14. Para destacar alguns:

  • Nosso serviço de notificação ganhou suporte para persistência – em outras palavras: registro de notificações – e um modo “Não perturbe”, que suprime todas as notificações. Foi criado um novo plug-in de painel que mostra as notificações perdidas (especialmente úteis durante o modo “Não perturbe”) e fornece acesso rápido para alternar o modo “Não perturbe”. Finalmente suporte para mostrar notificações no monitor principal RandR foi adicionado.
  • Nosso media player Parole recebeu suporte aprimorado para fluxos de rede e podcasts, bem como um novo “mini modo” e a escolha automática do melhor back-end de vídeo disponível. Além disso, ele também inibe os protetores de tela e os gerenciadores de energia durante a reprodução de vídeo, garantindo que os usuários não precisem mexer o mouse periodicamente enquanto assistem a um filme.
  • Nosso visualizador de imagens Ristretto viu várias melhorias na interface do usuário e suporte para configurar o papel de parede da área de trabalho. Recentemente, também viu seu primeiro lançamento de desenvolvimento baseado em Gtk3.
  • screenshooter agora permite aos usuários mover o retângulo de seleção e ao mesmo tempo exibe sua largura e altura. O diálogo de upload imgur foi renovado e a linha de comando permite mais flexibilidade.
  • Nosso gerenciador de área de transferência agora melhorou o suporte a atalhos de teclado (através de uma porta para o GtkApplication), aprimorou e melhorou o dimensionamento de ícones, bem como um novo ícone de aplicativo.
  • plug-in do painel pulseaudio recebeu suporte ao MPRIS2 para poder controlar remotamente players de mídia e suporte de chave de multimídia para toda a área de trabalho, essencialmente renderizando um daemon adicional supérfluo para xfce4-volumed-pulse.

Há também um grupo de novos projetos que se tornaram parte do nosso projeto. Diga oi para:

  • Finalmente temos nosso próprio protetor de tela (sim – percebemos que é 2019;)). Com muitos recursos e uma forte integração do Xfce (obviamente), é um ótimo complemento para o nosso catálogo.
  • plug-in do painel do notificador de status fornece uma bandeja do sistema de última geração em que os aplicativos podem mostrar indicadores. Ele substitui o xfce4-indicator-plugin do Ubuntu para a maioria dos indicadores de aplicativos.
  • A busca de arquivos do Catfish é como um velho amigo para a maioria dos usuários do Xfce – agora é oficialmente parte do Xfce!
  • Finalmente, o Panel Profiles , que permite fazer backup e restaurar os layouts do painel, foi movido sob o guarda-chuva do Xfce.

Também é hora de dizer adeus a alguns projetos mais antigos sem manutenção ou obsoletos.

Mais detalhes sobre o Xfce 4.14 no Xfce.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile