Acabam de chegar muitas novidades interessantes em torno do ambiente de trabalho Xfce, que agora permite salvar capturas de tela nos formatos de imagem AVIF e JXL. O utilitário agora também salva suas preferências entre as reinicializações e melhora a manipulação de permissões de arquivo.
A ferramenta de captura de tela do Xfce, xfce4-screenshooter, foi atualizada para a versão 1.10.4, uma versão que apresenta suporte para salvar capturas de tela em dois novos formatos de imagem sem perdas, AVIF e JPEG XL.
Se você é um usuário ávido do leve ambiente de desktop Xfce e está esperando que seu utilitário de captura de tela padrão permita salvar capturas de tela no AV1 Image Format (AVIF) ou JPEG XL, a espera acabou, pois esses formatos de imagem são agora suportado a partir da versão 1.10.4.
Até agora, a ferramenta de captura de tela do Xfce só permitia salvar capturas de tela nos formatos de imagem PNG, JPG, BMP e WebP. A partir da versão 1.10.4, que já está disponível nos repositórios de software estáveis ??de várias distribuições GNU/Linux, agora você terá as opções AVIF e JXL.
Xfce agora permite salvar capturas de tela nos formatos de imagem AVIF e JXL
Embora o AVIF esteja disponível como uma opção que você pode selecionar na lista suspensa de formatos de imagem suportados ao salvar uma captura de tela, o JXL não está disponível lá. No entanto, você pode anexar .jxl à sua captura de tela ao salvá-la.
O suporte a JPEG XL funcionará apenas se você tiver a biblioteca libjxl
instalada em sua distribuição GNU/Linux. Por outro lado, o formato AVIF (AV1 Image Format) exigirá que a biblioteca libavif
esteja instalada em seu sistema. Ambas as bibliotecas são suportadas pelo plug-in GDK Pixbuf Loader.
Os formatos AVIF e JPEG XL são uma adição bem-vinda à ferramenta de captura de tela padrão do Xfce, pois têm o potencial de economizar muito espaço se você estiver acostumado a armazenar muitas capturas de tela. Além disso, eles suportam compactação com perdas e sem perdas.
A versão xfce4-screenshooter 1.10.4 também adiciona a capacidade de lembrar as configurações do arquivo de configuração entre as reinicializações, melhora a manipulação de permissões de arquivo e atualiza várias traduções de idiomas. Para mais detalhes, confira o changelog.
Sem mais delongas, deixarei você atualizar sua distribuição GNU/Linux para xfce4-screenshooter 1.10.4 se quiser aproveitar os novos recursos e melhorias mencionados neste artigo.