A Xiaomi, conhecida por sua inovação em tecnologia, está expandindo sua presença no setor automotivo com o SU7 Ultra, seu novo sedã elétrico de alta performance. O modelo chegou aos showrooms em toda a China antes do lançamento oficial, permitindo que os entusiastas conheçam de perto esse EV potente antes do início das entregas em março.
A confirmação veio pelo Weibo oficial da Xiaomi, que anunciou a exibição do SU7 Ultra em 112 lojas espalhadas por 42 cidades na China. Essa estratégia visa tornar o carro mais acessível ao público, apesar do seu alto valor. Com sua presença na fábrica da Xiaomi em Pequim, fica evidente que a produção em massa já está em andamento.
Design e performance de ponta
O SU7 Ultra, disponível desde 29 de outubro, tem um preço inicial de RMB 814.900 (cerca de €102.100 ou R$645.000). O interesse pelo modelo foi instantâneo, com 3.680 pedidos registrados nos primeiros 10 minutos após o anúncio.
Em termos visuais, o SU7 Ultra se diferencia da versão padrão por seu design esportivo aprimorado. Ele conta com um para-choque e um spoiler redesenhados, freios de maior porte e um visual marcante com pintura amarela e listras “Ultra”. Um aerofólio traseiro robusto e uma carroceria ligeiramente mais larga reforçam sua identidade de alta performance.
Sob o capô, o SU7 Ultra é equipado com um sistema de motor triplo, entregando impressionantes 1.526 cv de potência e 1.770 Nm de torque. Isso permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundos, com velocidade máxima de 350 km/h.
Tecnologia e autonomia
Para lidar com essa potência, o modelo conta com freios de cerâmica de carbono, os maiores já utilizados em um carro esportivo. Esses componentes suportam temperaturas acima de 1.300 °C, garantindo frenagens seguras mesmo em situações extremas. O SU7 Ultra pode frear de 100 km/h a 0 em apenas 30,8 metros.
A alimentação do modelo é feita por uma bateria Qilin II de 93,7 kWh da CATL, com suporte a carregamento rápido de 5,2C DC. Isso permite recarga de 10% a 80% em apenas 11 minutos. Com carga completa, a autonomia no ciclo CLTC é de 620 km, embora o desempenho real em pistas ainda precise ser testado.
Um rival de peso no mercado
O SU7 Ultra representa um salto significativo em relação à versão padrão do SU7, que foca em uso urbano. Com seu conjunto de alto desempenho, mira consumidores que buscam uma experiência de direção emocionante. As primeiras entregas, previstas para março, revelarão se o modelo está à altura de concorrentes como Tesla Model S Plaid e Lucid Air Sapphire. Com o Zeekr 001 FR também ganhando espaço, a competição no segmento dos sedãs elétricos esportivos promete ser acirrada.