O YouTube móvel está passando por alguns testes de interface do usuário. O aplicativo do YouTube está introduzindo alguns novos ajustes no recurso “Reprodução no feed” para torná-lo mais imersivo, e deve lançar um novo feed inicial com fundo esmaecido.
YouTube testando novas alterações no recurso de reprodução no feed
Os ajustes foram detectados pela primeira vez pelo Android Police (Via: PhoneArena) e foram descobertos em uma versão beta do aplicativo. A alteração na interface do usuário terá novos controles no feed para o volume do vídeo reproduzido automaticamente, bem como legendas ocultas, além da capacidade de salvá-lo em “Assistir mais tarde” ou ignorá-lo. Ao mesmo tempo, o restante do feed inicial do YouTube ficará esmaecido logo após o início da reprodução automática de um vídeo.
Se você quiser acessar os controles, você precisa tocar na opção de menu expandido de três pontos que estará ao lado do título do vídeo, ícone do canal e a contagem de visualizações. Praticamente, para alguns, essa mudança pode parecer um pouco intrusiva.
No entanto, provavelmente está em teste para que o recurso de reprodução automática do YouTube fique mais imersivo. Basicamente, o recurso lembra a extensão Turn Off the Lights para Chrome, que escurece todos os outros elementos da interface do usuário, exceto o player de vídeo.
Para pessoas que desejam focar no conteúdo do vídeo, esse recurso se mostrará bastante útil. No entanto, alguns usuários podem não gostar muito dessa renovação do feed. Mas, se levarmos em consideração que todos os aplicativos têm inserido um modo escuro, isso é apenas algo a mais quando o assunto é manter as “luzes apagadas”.
Mudança no feed inicial do YouTube
Essa mudança foi observada no YouTube beta v17.10.35, mas ainda não está amplamente disponível, provavelmente mais como parte de um teste A/B. No momento, parece que não há como ajustar esse recurso ou desativá-lo.
Não podemos deixar de pensar no TikTok para este, pois seu objetivo é visualizar vídeos no feed em vez de em canais dedicados. Provavelmente, o YouTube está planejando isso para melhor rivalizar com a crescente popularidade do TikTok, aponta o PhoneArena.
O site também cita o YouTube Shorts, que é outra maneira pela qual a empresa procura corresponder melhor ao que os usuários gostam e como os usuários preferem consumir conteúdo on-line.
Como o novo feed está em fase de testes, deve ser implementado em breve nos aplicativos móveis do YouTube.
Via: PhoneArena