YouTube negocia com gravadoras o licenciamento de músicas para geração musical de IA

youtube-negocia-com-gravadoras-o-licenciamento-de-musicas-para-geracao-musical-de-ia

O YouTube, principal plataforma de compartilhamento de vídeos, está atualmente tentando convencer as principais gravadoras a licenciar suas músicas para treinar as ferramentas de geração musical de IA da empresa.

YouTube tenta licenciar músicas para geração musical de IA

O YouTube está oferecendo pagamentos adiantados a grandes gravadoras, como Warner, Sony e Universal, para atrair mais artistas (Via: Android Authority). As músicas dos artistas serão usadas para treinar o software de IA do YouTube.

Os artistas têm se oposto ao uso da IA ??na criação musical, citando preocupações sobre o fato dessas ferramentas subestimarem seu trabalho. Embora as gravadoras tenham direitos autorais sobre músicas de diferentes artistas, as licenças gerais provavelmente não serão o caminho a seguir, visto que isso pode gerar muita controvérsia. Em vez disso, as editoras discográficas teriam de encorajar artistas individuais a participar neste projeto.

youtube-negocia-com-gravadoras-o-licenciamento-de-musicas-para-geracao-musical-de-ia

Ferramenta de IA do YouTube

No ano passado, o YouTube começou a testar uma ferramenta de IA chamada “Dream Track”, que permitia aos usuários gerar pequenos clipes musicais simplesmente digitando um prompt baseado em texto. A ferramenta imitava músicas, letras e sons de cantores populares.

No entanto, apenas cerca de dez artistas se inscreveram para participar deste programa, e a própria ferramenta generativa de IA foi implementada apenas para um pequeno grupo de criadores.

De acordo com o ArsTechnica (Via: Android Authority), desta vez, pessoas bem informadas disseram que o YouTube quer “inscrever dezenas de artistas para lançar um novo gerador de músicas com IA este ano”. Ao contrário do caso dos acordos baseados em royalties que as editoras discográficas têm com plataformas como a Apple e o Spotify, os acordos do YouTube com estas empresas e artistas são mais propensos a envolver um pagamento único pelo acesso às suas músicas.

No entanto, à medida que as negociações entre as partes envolvidas continuam, os termos do acordo, bem como os detalhes de pagamento, podem mudar. Isso ocorre em um momento em que empresas de IA como a OpenAI estão fazendo acordos com empresas de mídia para usar seu material para treinar modelos de IA como o ChatGPT.

As gravadoras, que estão processando startups que usaram seu material protegido por direitos autorais para treinar modelos de IA ilegalmente, estão tentando se antecipar à forma como essas ferramentas são usadas, envolvendo-se no processo de licenciamento e sendo pagas pelo uso de suas músicas protegidas por direitos autorais. O YouTube está negociando músicas com essas gravadoras e deve usar para o treinamento do seu gerador de músicas IA.