O YouTube assumiu uma postura mais firme em relação aos bloqueadores de anúncios nos últimos meses, testando vários sistemas para dissuadir os usuários de usá-los. As ferramentas de bloqueio de anúncios aparentemente contornaram todos os esforços do YouTube até agora, mas a empresa agora está testando alguns sistemas que podem tornar muito mais difícil o bloqueio de anúncios.
Bloqueadores de anúncios do YouTube
De acordo com o insight do SponsorBlock (Via: Android Authority), o YouTube está testando a injeção de anúncios no servidor. Usando esse método, o YouTube une efetivamente segmentos de anúncios em vídeos e veicula o pacote completo aos espectadores, em vez de combiná-los de duas fontes em seu navegador ou aplicativo.
Isso torna um pouco mais difícil para os bloqueadores de anúncios identificarem onde o anúncio começa e termina. Isso também poderia quebrar outros complementos como o SponsorBlock, já que os carimbos de data e hora do vídeo não seriam mais consistentes em todas as instâncias do vídeo. Outros efeitos colaterais potenciais incluem a incapacidade de pular anúncios.
Acesso logado limitado
No entanto, outra mudança aparente pode ser mais preocupante para aplicativos de terceiros. Um bug registrado no NewPipe GitHub no início deste mês sugere que o Google está fazendo com que alguns usuários façam login antes de assistir a um vídeo. Isso aparece como uma verificação de segurança com a mensagem: “Faça login para confirmar que você não é um bot”. O problema também foi sinalizado no X pelos desenvolvedores da ferramenta de captura de conteúdo cobalt.
Isso significa que o YouTube poderá limitar o acesso a vídeos desconectados no futuro, forçando os usuários a fazer login para assistir ao conteúdo. Isso tornaria o YouTube mais parecido com um serviço de streaming de vídeo tradicional, mas afetaria negativamente os aplicativos de terceiros e, presumivelmente, a forma como os vídeos compartilhados do YouTube são visualizados na web.
Google confirma os esforços para dificultar o uso de bloqueadores de anúncios
O Google emitiu uma declaração confirmando que lançou uma atualização que pode afetar as ferramentas de bloqueio de anúncios. Ele sugere que os usuários “ permitam anúncios no YouTube ou experimentem o YouTube Premium” para apoiar os criadores do site. Leia abaixo o comunicado na íntegra:
O YouTube está melhorando seu desempenho e confiabilidade na veiculação de conteúdo orgânico e de vídeo publicitário. Esta atualização pode resultar em experiências de visualização abaixo do ideal para espectadores com bloqueadores de anúncios instalados. Os bloqueadores de anúncios violam os Termos de Serviço do YouTube, e há algum tempo pedimos aos espectadores que apoiem seus criadores favoritos e permitam anúncios no YouTube ou experimentem o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios.