A vida de quem ganha dinheiro pelo Youtube deve melhorar. É que a plataforma de vídeos do Google pagará aos criadores até 10 mil dólares por mês para fazer vídeos populares em seu concorrente do TikTok, o YouTube Shorts. A empresa planeja pagar US$ 100 milhões ao longo do próximo ano, com os primeiros pagamentos saindo neste mês.
O fundo pode significar muito dinheiro para os criadores, mas os pagamentos não são garantidos. A popularidade necessária para ganhar dinheiro dependerá de quantas pessoas estão fazendo e assistindo Shorts a cada mês, e os pagamentos também dependem de onde o público de cada criador está localizado.
O YouTube também exige que sejam vídeos originais. Reenvios e vídeos marcados com marcas d’água de outras plataformas – como TikTok, Snapchat ou Reels – desqualificarão um canal para pagamentos. Os pagamentos estão disponíveis apenas em 10 regiões por enquanto, incluindo os EUA, Reino Unido, Índia e Brasil, entre outros. Por outro lado, o YouTube afirma que planeja expandir essa lista “no futuro”.
YouTubers podem receber 10 mil dólares por mês para fazer Shorts
Os criadores são tradicionalmente pagos no YouTube com base nos anúncios exibidos em seus vídeos, havendo uma relação direta entre o número de visualizações do anúncio e a quantidade de dinheiro que eles recebem. No entanto, com Shorts, o YouTube não quer veicular um anúncio antes de cada clipe rápido, então está construindo essa forma alternativa de pagamento para recompensar os criadores.
O Shorts Fund será eventualmente substituído por um “programa de monetização escalável de longo prazo”, disse Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube, no episódio de hoje da Decoder. O fundo é “uma forma de começar e realmente começar a descobrir” como a monetização deve funcionar para os criadores que fazem esses vídeos. “Você está essencialmente consumindo um feed de shorts, então a modelo tem que funcionar de forma diferente”, disse Mohan.
Esquemas de pagamento como esse estão se tornando cada vez mais comuns. O TikTok e o Snapchat pagam aos criadores com base na popularidade de seus vídeos, e não com base em anúncios. O resultado é potencialmente lucrativo para os criadores, embora haja menos transparência sobre quanto os criadores podem ganhar em um determinado mês.
Para o YouTube, o fundo oferece uma maneira de dar o pontapé inicial em seu esforço no final do jogo em um serviço de vídeo de formato reduzido. Embora o TikTok tenha uma grande vantagem, o YouTube é uma marca forte que pode fazer com que o Shorts cresça rapidamente e rivalize com o concorrente.
Mohan indicou que o YouTube não exigiria que os criadores usassem Shorts para aumentar seu envolvimento geral na plataforma. “Nosso objetivo é dar voz a cada criador”, disse Mohan no Decoder . “Se o criador quiser fazer isso por meio de um documentário de duas horas sobre um determinado tópico pelo qual é apaixonado, o YouTube deve ser o lugar para isso. Se eles querem fazer isso por meio de um curta de 15 segundos, que mistura seu hit favorito de seus artistas favoritos, eles devem ser capazes de fazer isso.”
Via The Verge