O uso do aplicativo de conferência Zoom aumentou, passando de cerca de 10 milhões de usuários diários em dezembro passado para mais de 200 milhões em março. Projetado principalmente para os clientes corporativos, agora se espalhou também para os setores educacional e privado.
Zoom alcança 200 milhões de usuários
Com tanta atenção e uso adicionais, não foi surpreendente quando surgiram relatórios de que o aplicativo estava vazando dados pessoais e tinha uma falha que poderia permitir que os invasores recuperassem as credenciais do Windows dos usuários. Tais problemas são comuns quando qualquer software obtém amplo uso, principalmente quando o programa é usado de maneiras que os projetistas não previram.
Eric S. Yuan, CEO da Zoom, explicou:
Nossa plataforma foi construída principalmente para clientes corporativos. Não projetamos o produto com a previsão de que, em questão de semanas, todas as pessoas no mundo trabalhariam, estudariam e socializariam repentinamente em casa. Agora, temos um conjunto muito mais amplo de usuários que estão utilizando nosso produto em uma miríade de maneiras inesperadas, apresentando-nos desafios que não prevíamos quando a plataforma foi concebida.
We appreciate the scrutiny and questions we have been getting – about how the service works, about our infrastructure and capacity, and about our privacy and security policies. These are the questions that will make Zoom better [Blog Post] https://t.co/tDcWxRIF2V by @ericsyuan
— Zoom (@Zoom) April 2, 2020
Obviamente, isso não desculpa as falhas de segurança, nem atenua a reação do público, nem deveria. Yuan disse que a empresa está comprometida em corrigir esses problemas e procurar outros que possam estar relacionados ao aumento inesperado no uso. Portanto, pelos próximos três meses, os desenvolvedores congelarão o trabalho nas atualizações de recursos atuais e se concentrarão apenas no fortalecimento da segurança do Zoom.
Além disso, Yuan disse que a empresa seria transparente sobre as mudanças que fizer e os problemas que encontrar.
O CEO afirmou:
A transparência sempre foi uma parte essencial da nossa cultura. A partir da próxima semana, organizarei um seminário online semanalmente às quartas-feiras às 10 horas da manhã para fornecer atualizações de privacidade e segurança à nossa comunidade.
Os interessados em participar do webinar podem se inscrever no site da Zoom.
Fonte: Tech Spot