Telegram anuncia oficialmente versão premium do aplicativo

Sem sequer uma menção à criptografia, mas com um aceno de emojis para 'monetização sustentável'

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O que até agora eram apenas rumores, se tornou realidade e a equipe responsável pelo aplicativo de mensagens Telegram confirmou a chegada de uma versão Premium que vai custar quase 5 dólares ao mês. Isso ocorre pouco tempo depois do app atingir cerca de 700 milhões de usuários em todo o planeta. Portanto, o Telegram anuncia oficialmente versão premium do aplicativo.

Um post de domingo celebra o marco de 700 milhões de usuários anunciando esta nova versão que custa US$ 4,99/mês. A versão Premium distingue-se da gratuita pela capacidade de fazer upload de arquivos de 4 GB, downloads ilimitados que chegam tão rápido quanto as operadoras dos usuários permitem e a chance de acompanhar até 1.000 canais, criar até 20 pastas de bate-papo, cada uma contendo até para 200 chats e para executar quatro contas no aplicativo Telegram.

Os usuários pagantes também receberão adesivos e reações exclusivas e não verão anúncios depois de se inscreverem.

A postagem não menciona nem uma vez as palavras criptografia e usa a palavra “segurança” apenas uma vez – e depois como referência ao menu que introduz um recurso de arquivamento automático.

Telegram anuncia oficialmente versão premium do aplicativo

Os usuários premium podem adicionar esses ícones personalizados à tela inicial ‘para combinar melhor com sua personalidade ou papel de parede’. 

Este não é, portanto, o Telegram que a Rússia tentou fechar por oferecer aos terroristas um canal de comunicação seguro, o Irã tentou forçar a hospedagem de dados por lá para trazê-los ao alcance das autoridades locais, e o Paquistão rotulou uma ameaça à ordem social.

Mas é um aplicativo que oferece aos usuários do macOS a chance de criar emojis animados personalizados, permite que os desenvolvedores adicionem um vídeo de demonstração aos bots que eles criam para executar questionários ou aceitar pagamentos e promete que as animações serão executadas a 120 quadros por segundo, portanto, parecerão maravilhosamente suaves.

O post também afirma que o Telegram continuará adicionando recursos para usuários Premium e gratuitos “e o fará mais rápido do que qualquer outro aplicativo popular”.

Hoje é um dia importante na história do Telegram – marcando não apenas um novo marco, mas também o início da monetização sustentável do Telegram”, afirma o post, antes de continuar tranquilizadoramente “Acreditamos que o desenvolvimento do Telegram deve ser impulsionado principalmente por seus usuários, não anunciantes. Dessa forma, nossos usuários sempre serão nossa principal prioridade.

Mirando os concorrentes diretos

Tudo isso sugere que o Telegram está focado na competição com o WhatsApp e o TikTok e satisfazendo os investidores – mas não competindo com o aplicativo de mensagens seguras Signal ou fazendo coisas que são bandeiras vermelhas para os governos.

No entanto, o aplicativo mantém seus recursos de criptografia, portanto, se esses novos recursos trouxerem mais usuários do Telegram, os problemas anteriores do produto podem proliferar – e as autoridades terão que descobrir o que realmente significam emojis animados.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.