in

Tema de ícones do Ubuntu abrange mais aplicativos

Tema de ícones do Ubuntu abrange mais aplicativos

Uma novidade promete tornar os ícones no Ubuntu mais uniformes e bonitos. Agora, o tema de ícones do Ubuntu se estende a aplicativos de marca e de terceiros. Explicando melhor, aplicativos como Firefox, Thunderbird e e LibreOffice agora usam ícones do estilo “Suru”. Da mesma forma, há alguns novos ícones personalizados para aplicativos descobertos anteriormente. Portanto, o tema de ícones do Ubuntu abrange mais aplicativos.

Reclamações de usuários

https://www.omgubuntu.co.uk/2019/01/suru-icon-theme-in-ubuntu-19-04 Alguns usuários andavam reclamando da falta de harmonia com o tema do Suru, no Ubuntu 18.10. Até então, aplicativos de terceiros e de marca foram deixados “indomáveis”.

Porém, a equipe de design do Yaru conseguiu suas meias bem e verdadeiramente para o próximo lançamento do Ubuntu 19.04. Eles criaram uma maneira engenhosa em torno do “problema” de reestilizar ícones de terceiros e de marca.

No Ubuntu 19.04 a grade de aplicativos parece muito mais coesa.

Os ícones de “aplicativos de marca”, como Firefox , Thunderbird e LibreOffice, agora usam ícones do estilo “Suru”. Além disso, há alguns novos ícones personalizados para aplicativos que ficaram de fora.

No entanto, ao dar uma olhada em alguns dos “novos” ícones você notará que eles não são exatamente iguais aos ícones nativos do Suru.

Os aplicativos de marca e de terceiros que normalmente não possuem um ícone do Suru recebem um tratamento meio amador. O ícone/logotipo do aplicativo nativo é simplesmente “enquadrado” em um bloco colorido.

O truque é devido, em parte, a um script automático. Sempre que possível, o script extrai cores do ícone nativo para criar um ladrilho ‘squircle’ no qual o ícone original, intocado e de marca é colocado.

Por mais automático que seja, serve para fazer com que todo o tema do ícone Suru pareça muito mais coeso.

O efeito do script de ícone é mais perceptível na imagem a seguir do tópico de tema Yaru,  que mostra uma faixa de ícones de aplicativos de terceiros gerados pelo script do ícone Suru:

conjunto de ícones suru script

Boxes, Clementine, Firefox, GIMP, Chrome, Geary e Dropbox usam um ícone de ‘script’

Parecendo muito melhor, não?

Resta saber se o Ubuntu 19.04 tornará esse outro novo conjunto de ícones em desenvolvimento, ou seja, o GNOME 3.32, disponível. Assim como o Suru, o novo conjunto de ícones do GNOME usa uma abordagem distinta, dando aos aplicativos uma aparência quase-3D.

Fonte

 

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux Kernel 5.0 atinge o fim da vida útil

Linus Torvalds fala sobre o Linux Kernel 5.0

Mozilla encerra programa de testes do Firefox.

Mozilla encerra programa de testes do Firefox