TikTok ultrapassa o tempo médio de exibição do YouTube nos EUA

Parece que o Youtube ganhou um concorrente a altura que já começa a superá-lo até mesmo em países como os Estados Unidos. Segundo alguns dados extraoficiais, os usuários da TikTok agora passam mais tempo a cada mês assistindo a conteúdo do que os usuários do YouTube, de acordo com um relatório da empresa de análise de aplicativos App Annie. Nos Estados Unidos, o aplicativo do ByteDance ultrapassou o YouTube em agosto do ano passado e, em junho de 2021, seus usuários assistiam a mais de 24 horas de conteúdo por mês, em comparação com 22 horas e 40 minutos na plataforma de vídeo do Google. 

No Reino Unido, a diferença é ainda mais gritante: o TikTok ultrapassou o YouTube em maio do ano passado e os usuários de lá agora assistem a quase 26 horas de conteúdo por mês, em comparação com menos de 16 no YouTube.

Os números incluem apenas a visualização em telefones Android. No entanto, podem não ser representativos dos usuários de celular como um todo. Porém, ressalvas à parte, eles mostram a extensão da ascensão meteórica do TikTok em apenas alguns anos, e são ainda mais impressionantes dado o máximo de três minutos da maioria de seus vídeos, em comparação com o formato de 10 minutos preferido por muitos YouTubers. Sem mencionar o fato de que durante grande parte de 2020, o TikTok enfrentou ameaças contínuas de que seria proibido nos Estados Unidos em meio a negociações caóticas (Biden revogou formalmente as ordens executivas de Trump no início deste ano).

TikTok ultrapassa o tempo médio de exibição do YouTube nos EUA

O YouTube ainda está à frente no tempo gasto em geral, sem dúvida por causa de seus dois bilhões de usuários em comparação com os cerca de 700 milhões da TikTok, observa a BBC News . Novamente, excluindo usuários iOS e usuários do aplicativo renomeado Douyin na China, o YouTube ainda é o número um em termos de tempo gasto em telefones Android entre “Aplicativos Sociais e de Entretenimento” no primeiro semestre deste ano, com o TikTok em quinto lugar por trás de três aplicativos do Facebook: Facebook, WhatsApp e Instagram. Os usuários também gastam mais dinheiro no YouTube do que no TikTok em iOS e Android em todo o mundo (excluindo usuários de Android na China), de acordo com dados da App Annie.

Se você está curioso para saber exatamente como a TikTok obteve tanto sucesso, a App Annie avalia que “vídeo curto, conteúdo autêntico e transmissão ao vivo” são as razões. Portanto, não é surpreendente que o YouTube esteja tentando imitar o formato de vídeo curto do TikTok com o lançamento de seu próprio YouTube Shorts.

Via The Verge

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile