Linux: Conheça o Tizen, o sistema operacional da Linux Foundation!

Por Emanuel Negromonte 3 minutos de leitura

O Tizen é um sistema operacional desenvolvido inicialmente para dispositivos móveis, teve seu desenvolvimento pela Linux Fundation iniciado em 2011 e continua vivo no mercado, algumas empresas usam como base para desenvolver outros sistemas.

O Tizen é um sistema operacional aberto e flexível desenvolvido desde o início para atender às necessidades de todas as partes interessadas do ecossistema de dispositivos móveis e conectados, incluindo fabricantes de dispositivos, operadoras, desenvolvedores de aplicativos e fornecedores de software independentes (ISVs).

O Tizen é desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores, sob governança de código aberto, e está aberto a todos os membros que desejam participar. O sistema operacional Tizen vem em vários perfis para atender a diferentes requisitos do setor.

Os perfis atuais da Tizen são Tizen IVI (infotainment em veículo), Tizen Mobile, Tizen TV e Tizen Wearable. Além disso, a partir do Tizen 3.0, todos os perfis são desenvolvidos sobre uma infraestrutura comum e compartilhada chamada Tizen Common.

Com o Tizen, um fabricante de dispositivos pode começar com um desses perfis e modificá-lo para atender suas próprias necessidades, ou usar a base Tizen Common para desenvolver um novo perfil para atender aos requisitos de memória, processamento e energia de qualquer dispositivo e rapidamente trazê-lo para o mercado.

As operadoras de telefonia podem trabalhar com parceiros de dispositivos para personalizar o sistema operacional e a experiência do usuário para atender às necessidades de segmentos específicos de clientes ou dados demográficos.

Para desenvolvedores de aplicativos e ISVs, o Tizen oferece o poder do desenvolvimento de aplicativos nativos com a flexibilidade de suporte HTML5 inigualável. O Tizen também oferece o potencial para os desenvolvedores de aplicativos estenderem seu alcance a novos “dispositivos inteligentes” rodando o Tizen, incluindo wearables, eletrônicos de consumo (TVs, consoles de jogos, DVRs, etc.), carros e eletrodomésticos.

O projeto Tizen, como dito antes, pertence a Linux Foundation e é governado por um Grupo de Coordenação Técnica. O Technical Steering Group é o principal órgão de tomada de decisões do projeto de código aberto, com foco no desenvolvimento e entrega de plataformas, juntamente com a formação de grupos de trabalho para dar suporte às verticais dos dispositivos.

Confira um review sobre o Tizen, e se você precisa de mais informações? Consulte o Site do Tizen 

Share This Article
Sair da versão mobile