Top malware dezembro de 2022: Malware bancário se destaca no Brasil

Malware que rouba credenciais bancárias tem impacto recorde no país

Os malwares continuam sendo amplamente utilizado nos ataques por cibercriminosos. Inclusive, no Brasil, por exemplo, um malware bancário se destacou no mês de dezembro de 2022. No mundo, 7% das organizações foram impactadas pelo Qbot, enquanto no Brasil, este mesmo malware impactou em 16,58% durante todo o mês. Esse malware, que rouba credenciais bancárias, teve impacto recorde no Brasil.

Top malware dezembro 2022

A Check Point Research relata a volta do Glupteba à lista Top 10, malware que pode levar a uma infecção por ransomware e violação de dados. No entanto, na liderança do ranking, o Qbot ultrapassou o Emotet como o malware mais prevalente em dezembro, tanto no mundo como no Brasil.

Em relação aos malwares móveis, o Android Hiddad retornou ao índice e o setor da Educação continuou sendo o mais impactado em todo o mundo.

Embora o Google tenha conseguido gerar grandes interrupções nas operações do Glupteba em dezembro de 2021, esse malware parece ter voltado à ativa. Como uma variante de malware modular, o Glupteba pode alcançar vários objetivos em um computador infectado. Este malware é comumente usado para implantar funções de criptomineração em seu alvo, drenando os recursos de um computador ao usá-los para minerar blocos.

Em dezembro, o Hiddad também fez parte da lista dos três principais malwares móveis pela primeira vez em 2022. O Hiddad é um malware de distribuição de anúncios, direcionado a dispositivos Android.

O Hiddad reembala aplicativos legítimos e os libera em uma loja de terceiros. Sua principal função é exibir anúncios, mas também pode obter acesso aos principais detalhes de segurança incorporados ao sistema operacional.

A equipe da CPR também revelou que a “Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure” foi a vulnerabilidade mais explorada, impactando 46% das organizações em todo o mundo, seguida de perto pela “Web Servers Malicious URL Directory Traversal”, com um impacto de 44%; “Command Injection Over HTTP” foi a terceira vulnerabilidade mais usada, com um impacto global de 43%.

Principais famílias de malware

Em dezembro, o Qbot foi o malware mais difundido no mês, impactando 7% das organizações em todo o mundo, seguido por Emotet afetando 4% e o XMRig com impacto de 3%.

A lista global completa das dez principais famílias de malware em dezembro pode ser encontrada no blog da Check Point Software.

Principais setores atacados no mundo e no Brasil

Quanto aos setores, em dezembro, Educação/Pesquisa firmou-se na liderança da lista como o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e Saúde. Esses são os mesmos setores que ocupam as mesmas posições na lista global da Check Point Software desde o mês de agosto de 2022.

No Brasil, os três setores no ranking nacional mais visados em dezembro foram: Utilities; SI/VAR/Distributor (Integradores de Sistemas/VAR/Distribuidores) e Governo/Militar. O setor da Saúde ocupou a quarta posição e Educação/Pesquisa, a oitava, em dezembro no ranking nacional.

Principais vulnerabilidades exploradas

Em dezembro, a equipe da CPR também revelou que a “Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure” foi a vulnerabilidade mais explorada, impactando 46% das organizações no mundo, seguida pela “Web Servers Malicious URL Directory Traversal”, ocupando o segundo lugar com impacto global de 44% das organizações. A “Command Injection Over HTTP” ocupou o terceiro lugar das vulnerabilidades com um impacto global de 43%.

Principais malwares móveis

Em dezembro, o Anubis permaneceu em primeiro lugar como o malware móvel mais difundido, seguido por Hiddad e AlienBot.

Principais malwares de dezembro no Brasil

Em dezembro, o índice de ameaças do Brasil teve como principal malware o Qbot com impacto de 16,58%, praticamente o dobro do índice de impacto global. O XMRig aparece em segundo lugar na lista do Brasil com impacto de 5,63%; e o Emotet ficou em terceiro com 5,02% de impacto.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile