Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

08/07/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Tor 10.5 ganha suporte a Wayland

Também há novos recursos que devem melhorar ainda mais a experiência do usuário em relação à censurados

Tor 10.5 ganha suporte a Wayland
Rate this post

Quando se fala em driblar a censura imposta por vários países, o Linux e seus recursos open source sempre são uma boa solução. Além disso, é possível contar com o poderoso e conhecido Tor Browser. Pois este navegador Tor acaba de lançar sua versão 10.5 que, entre outras coisas, ganha suporte ao Wayland.

O anúncio da nova versão chegou pelo Tor Project. Assim, o Tor Browser 10.5 é a versão estável mais recente de seu navegador de código aberto, gratuito e de plataforma cruzada para comunicação anônima com base no software Tor e Mozilla Firefox.

O Tor Browser 10.5 é uma atualização importante e tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários que vivem em países onde seus ISPs censuram a Internet. Ele ajuda os usuários censurados a acessar a Internet aberta de maneira transparente, simplificando o fluxo de conexão, detectando a censura e fornecendo pontes.

Tor 10.5 ganha suporte a Wayland

Tor 10.5 ganha suporte a Wayland

A partir desta versão, Snowflake, o sistema de combate à censura da Internet, agora está disponível como uma ponte. O que isso significa para os usuários censurados é que agora eles podem usar o Snowflake como um transporte conectável, contando com proxies executados por voluntários para se conectar à Internet aberta.

Para habilitar o Snowflake como uma ponte para se conectar à rede Tor, você deve visitar a seção Tor nas Preferências. Lá, você precisa habilitar a opção “Use a bridge” e, em seguida, selecionar Snowflake na opção “Select a built-in bridge”. O Snowflake está disponível para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux.

Entre outras mudanças, a versão Tor Browser 10.5 adiciona suporte para Wayland. Isso significa que você pode finalmente usá-lo em sua distribuição GNU/Linux executando Wayland por padrão. Além disso há um novo canal de atualização SecureDrop HTTPS-Everywhere. Do mesmo modo, implementa Basic Crypto Safety e adiciona um Modo de inicialização “Don’t Bootstrap”.

E para Linux?

Para usuários Linux, esta versão remove o suporte para sistemas CentOS 6 e muda para Debian Jessie para as compilações Linux. Por dentro, o Tor Browser 10.5 é baseado na série Mozilla Firefox 78 ESR (Extended Support Release) e vem com NoScript 11.2.9 e Tor Launcher 0.2.30.

Por último, o navegador Tor agora vem com um aviso que aparecerá quando você visitar um site onion v2 de que o serviço será descontinuado em outubro de 2021, quando o navegador Tor mudar para a série Tor 0.4.6.x. Para obter mais detalhes sobre todas as mudanças implementadas nesta versão, verifique o changelog completo.

Enquanto isso, se quiser permanecer anônimo enquanto navega na Internet, você pode baixar o Tor Browser 10.5 agora mesmo do site oficial, onde encontrará um binário que não requer instalação.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.