in

Tor Messenger é descontinuado. Conheça alternativas para ter conversas seguras.

O Tor Messenger, criado em 2015, foi descontinuado. A promessa era possibilitar a realização de conversas anônimas pela rede Tor.

Tor Messenger

Fim de linha para o Tor Messenger, um cliente de mensagem multiplataforma criado em 2015. O aplicativo prometia conversas anônimos. Assim, ele usava a rede Tor e criptografia OTR em alguns dos protocolos e serviços de bate-papo mais popular. Entre eles, XMPP, IRC, Google Fale, Facebook, Twitter entre outros.

Razões da descontinuação do projeto

Entre as principais causas, está o fim do desenvolvimento como um projeto independente do Instanbird. Este é o cliente de mensagens grátis que formou a base do Tor Messenger. Assim, o Tor Messenger acabava ficando sem uma interface gráfica agradável;

Outra razão é a dificuldade de resolver alguns problemas técnicos relacionados à filtragem de metadados. Assim, serviços cliente-servidor deixaram de ser resolvidos de forma eficiente. Desta forma, a segurança estava comprometida, mesmo utilizando a rede anônima do Tor;

E, finalmente, a falta de recursos para um aplicativo que nunca saiu do status beta. Assim, o Tor Messenger teve uma adoção muito limitada. Faltaram auditorias externas e uma política adequada de resolução de bugs.

O projeto termina, mas no mundo do software livre há sempre o código, para qualquer um que queira aproveitá-lo. Uma boa ideia que não poderia avançar devido à falta de recursos.

E quais as alternativas?

pidgin

Em todo caso, sempre há outras alternativas. Telegram e Signal são duas delas. Se você quiser versatilidade, então o Pidgin é uma boa pedida.

Wire
Wire

Ricochet, Matrix , Ring, Wire, Briar são outras opções a considerar. Na verdade, existem muitas alternativas, o que falta é a compatibilidade entre elas.

Resultado de imagem para Ricochet privacy messenger

Do mesmo projeto Tor, a sugestão é o CoyIM, mesmo não sendo auditado. Destaque especial para mensageiros que usam o protocolo XMPP.

Matrix
Página do mensageiro Matrix