Toyota cobrará assinatura pelo acionamento remoto do seu carro

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O ano de 2021 deve ficar na história como o ano que teve altas surpreendentes no preço dos veículos de todos os fabricantes. A Toyota não ficou para trás e, além de trazer para o mercado veículos muito mais caros que no ano anterior, agora está inovando (sarcasmo) e quer cobrar dos seus usuários, pelo acionamento remoto dos veículos da fabricante.

Você não leu errado, a Toyota cobrará uma assinatura para que você ative a funcionalidade de inicialização remota do seu veículo! A notícia vem de relatório do The Drive (Via: TheVerge). De acordo com o relatório, os modelos Toyota 2018 ou mais recentes precisarão de uma assinatura para que a chave seja compatível com a funcionalidade de inicialização remota.

O The Drive aponta que, quando os compradores vão adquirir um veículo da marca, eles têm a opção de escolher entre uma variedade de Serviços Conectados. Um desses serviços é justamente o chamado “Conexão Remota”, que inclui a capacidade de ligar seu carro remotamente com o chaveiro.

Ao adquirir um Toyota, você precisará pagar um pouco mais para conseguir ligar o carro remotamente

toyota-cobrara-assinatura-pelo-acionamento-remoto-do-seu-carro
Imagem: InstaCarros

Ao adquirir seus veículos novos da fabricante, os compradores recebem uma avaliação gratuita do “Conexão Remota”, mas a duração dessa avaliação depende do pacote de áudio que acompanha o veículo, já que a funcionalidade faz parte desse pacote. No entanto, apenas alguns modelos da Toyota suportam os pacotes Audio Plus ou Premium Audio com os quais a avaliação gratuita é oferecida.

Em outras palavras, a funcionalidade de início remoto do chaveiro está ligada ao pacote de áudio que vem com o carro. E, a Toyota confirmou ao The Drive que os usuários, de fato, terão que pagar pelo início remoto quando o teste gratuito terminar.

De acordo com o TheVerge, um panfleto vinculado na postagem detalha o recurso de início remoto do chaveiro, bem como sua relação com os pacotes Audio Plus e Premium Audio. 

“Enquanto um carro com Audio Plus dá aos motoristas o luxo de uma partida remota gratuita usando um chaveiro por três anos, um carro comprado com Áudio Premium oferece partida remota gratuita por 10 anos. Depois disso, os motoristas terão que pagar o preço de US $ 8/mês (aprox. 45,00) ou US $ 80/ano (aprox. R$ 450,00) pelo serviço de Conexão Remota completo, que inclui o recurso de inicialização remota para o chaveiro”.

Toyota Conexão Remota (Remote Connect)

toyota-cobrara-assinatura-pelo-acionamento-remoto-do-seu-carro
Imagem: AppDevice

O TheVerge aponta que, na página Remote Connect da Toyota, não está totalmente claro se a funcionalidade de partida remota do chaveiro está incluída no plano. Ele diz que o serviço Remote Connect permite que os motoristas usem seus smartwatches, dispositivos domésticos inteligentes ou smartphones para dar partida em seus carros, mas não há qualquer menção ao uso do chaveiro para partidas remotas.

Normalmente, recursos de acesso pago como esses são limitados a marcas de carros de luxo. O site lembra que, em 2018, a BMW fez os motoristas pagarem uma assinatura anual do Apple Car Play e ainda cobrava pela instalação do recurso. A montadora alemã voltou atrás em sua decisão quase dois anos depois.

Outras fabricantes têm cobrado por recursos “premium” em seus veículos. A Toyota está seguindo esse caminho, mas, não sabemos se isso será bem aceito pelos usuários da marca.

Via: TheVerge

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.