in

Trabalhar com Linux e código aberto nunca foi tão fácil

Então, você quer um ótimo trabalho em tecnologia? A pesquisa da Linux Foundation e da Edx HR mostra que sua melhor jogada será aprimorar suas habilidades em Linux e código aberto.

Nunca foi tão fácil trabalhar com Linux e o código aberto. É o que mostra pesquisa da Linux Foundation e edX, empresa líder em cursos online. Ambas divulgaram o 2020 Open Source Jobs Report neste 26 de outubro. Mais uma vez, apesar da pandemia de COVID-19, a demanda por habilidades em tecnologia de código aberto está crescendo. 37% dos gerentes de contratação dizem que vão contratar mais profissionais de TI nos próximos seis meses.

Especificamente, 81% dos gerentes dizem que a contratação de talentos de código aberto é uma prioridade no futuro. Outros 56% planejam aumentar a contratação de profissionais de código aberto nos próximos seis meses

Por quê? A resposta para isso é simples. Como uma pesquisa recente da Red Hat descobriu, 86% dos líderes de TI disseram que as empresas mais inovadoras estão usando software de código aberto, citando soluções de maior qualidade, menor custo de propriedade, segurança aprimorada e recursos nativos da nuvem como os principais motivos de uso. Portanto, mesmo nestes tempos difíceis, a demanda por conhecimento de código aberto é maior do que nunca.

Trabalhar com Linux e código aberto nunca foi tão fácil

Trabalhar com Linux e código aberto nunca foi tão fácil

Nada menos 93% dos gerentes de contratação relataram que estão tendo problemas para encontrar funcionários que conheçam programas de código aberto. Na verdade, 63% dizem que suas organizações apoiaram projetos de código aberto com código ou outros recursos apenas para que pudessem recrutar pessoas com essas habilidades de software. Em 2018, apenas 48% o fizeram.

Não se trata apenas de empresas que são novas em código aberto tentando parecer boas para funcionários de código aberto em potencial com conhecimento. SUSE, que é um dos principais distribuidores do Linux há quase 30 anos, o usa. A diretora global de recursos humanos da SUSE, Marie Louise van Deutekom, disse: “A SUSE considera as contribuições como parte de nossa estratégia de recrutamento. É ótimo ver o quanto as pessoas realmente contribuem para essas comunidades ao longo do tempo.”

Por quê? Porque para ter sucesso em uma organização de código aberto, van Deutekom disse, você precisa ser confiável e acessível para ter sucesso. A credibilidade é extremamente importante para o SUSE. Nós prosperamos na transparência e usamos essa estratégia ao operar com nossos clientes e parceiros.

“Além disso”, continuou van Deutekom, “é importante pensar em você como um aprendiz contínuo e mostrar sua vontade de aprender. Uma das descobertas do relatório deste ano foi que 47% dos empregadores estão dispostos a pagar por certificações profissionais, em comparação com 33 por cento em 2016. Aproveite essas oportunidades para desenvolver seu conjunto de habilidades e refinar sua experiência. ”

 Outras conclusões importantes do Relatório de Empregos de Código Aberto de 2020 incluem:

  • Aumento do DevOps: os profissionais do DevOps alcançaram a posição de trabalho mais procurada, com 65% das empresas procurando contratar mais talentos DevOps, ante 59% em 2018.
  • As contratações diminuíram, mas não diminuíram, devido ao COVID-19: Apesar da pandemia e da desaceleração econômica, 37% dos gerentes de contratação dizem que contratarão mais profissionais de TI em breve.
  • O treinamento online ganhou popularidade durante a era COVID-19: 80% dos empregadores agora relatam que oferecem cursos de treinamento online para que os funcionários aprendam software de código aberto, contra 66% há dois anos.
  • As certificações crescem em importância: 52% dos gerentes de contratação são mais propensos a contratar alguém com uma certificação, contra 47% há dois anos. Eles também estão dispostos a pagar por certificações. 74% dos empregadores agora estão se oferecendo para pagar por certificações de funcionários, contra 55% em 2018, 47% em 2017 e apenas 34% em 2016.
  • A tecnologia de nuvem é quente: em termos de domínios de conhecimento, os gerentes de contratação relatam que o conhecimento de tecnologias de nuvem aberta tem o impacto mais significativo, com 70% sendo mais propensos a contratar um profissional com essas habilidades, contra 66% em 2018.

DevOps é a bola da vez

DevOps tornou-se a principal função que os gerentes de contratação estão procurando preencher. 65% estão procurando contratar talentos DevOps. Isso empurra a demanda por desenvolvedores para o segundo lugar (59%) pela primeira vez na história deste relatório. Os engenheiros continuam sendo a terceira função mais requisitada, com 56%, seguidos pelos arquitetos com 41%. Os SysAdmins tiveram uma queda enorme, de 49% em 2018 para 35% hoje. Provavelmente, isso ocorre porque os administradores de sistemas estão mudando de suas tarefas orientadas para o servidor tradicionais para a tela DevOps mais ampla.

Quando se trata de habilidades específicas, os gerentes de contratação querem pessoas que conheçam tecnologias de nuvem aberta. 70% provavelmente contratarão um profissional com essas habilidades, contra 66% em 2018. O Linux está logo atrás com 69%. Segurança é a terceira área de conhecimento de maior prioridade, procurada por 48% dos gestores contratantes. Se você é mestre em todos os três, pode escrever a descrição de seu próprio trabalho.

2020 tem sido um ano difícil para todos nós, mas é encorajador ver que o código aberto continua a fornecer oportunidades abundantes, disse o Diretor Executivo da Linux Foundation Jim Zemlin. A Linux Foundation e nossos membros continuarão a trabalhar para fornecer avanços tecnológicos que beneficiem a todos, enquanto se esforçam para tornar as oportunidades educacionais de código aberto mais acessíveis.

De fato, durante o ano passado, a Linux Foundation lançou muitas novas classes de Linux e de código aberto. Isso inclui um Cloud Engineer Bootcamp, uma nova certificação de TI de nível básico e um Advanced Cloud Engineer Bootcamp. 2020 também viu o milionésimo aluno da introdução gratuita da Fundação ao curso de Linux.

A pesquisa

O relatório é baseado em dados de mais de 175 gerentes de contratação em corporações, pequenas e médias empresas (SMBs), organizações governamentais e agências de emprego em todo o mundo. Também foi baseado nas respostas de mais de 900 profissionais de código aberto.

Para mais informações, você pode baixar o 2020 Open Source Jobs Report completo.