Trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS

Com o Ubuntu 19.10, uma das mudanças que mais esperamos é o suporte planejado à instalação do desktop Ubuntu no ZFS como sistema de arquivos raiz e o trabalho relacionado da Canonical em torno do novo daemon ZSYS. Parece que o suporte básico à instalação raiz do ZFS chegará a tempo da versão Ubuntu 19.10 do próximo mês. Porém, os recursos de instalação mais avançados não estarão prontos a tempo. Assim, o trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS.

No momento em que escrevemos e mesmo com o congelamento beta do Ubuntu 19.10, a opção para instalar a área de trabalho do Ubuntu no topo de um sistema de arquivos raiz ZFS ainda não existe para a Ubiquity. Houve algumas divergências sobre o código zfs_install para Ubiquity com seu design. O código revisado está sendo trabalhado agora.

Trabalho de instalação do ZFS no Ubuntu continuará no ciclo 20.04 LTS

Com a atualização da equipe do Ubuntu nesta semana, o status foi compartilhado por Jean Baptiste Lallement como:

ZFS em onipresença: passou bastante tempo tentando implementar o novo design. Falhou e seguiu uma abordagem alternativa adicionando uma opção experimental na página de particionamento guiado. Isso será revisado para 20.04 com uma caixa de diálogo adicional para opções de particionamento avançado e experimental.

Portanto, para o Ubuntu 19.10 no próximo mês, é esperada uma opção ZFS na área de particionamento guiada padrão. No entanto, os recursos avançados de particionamento ZFS precisariam aguardar o ciclo Ubuntu 20.04 LTS.

Pelo menos a exposição limitada no Ubuntu 19.10 deve ajudar na verificação do suporte ao ZFS On Linux antes do lançamento do Suporte de Longo Prazo do próximo ano.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile