Transferência de dados atinge velocidade recorde mundial em experimento

A transferência de dados é possível a bastante tempo. No entanto, a velocidade em que essa transferência acontece, vem aumentando ao longo dos anos. Agora, por exemplo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações Americano conseguiu transferir dados mais rápido que um petabit por segundo. Isso é extremamente rápido!

Os resultados do experimento de transmissão de dados foram apresentados na Conferência Internacional sobre Laser e Eletro-Óptica (CLEO) 2022 em 19 de maio de 2022. Esses resultados impressionam pela velocidade conseguida pelos pesquisadores.


Recorde mundial de velocidade de transferência de dados

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT) conseguiram transmitir 1,02 petabits de dados por segundo usando fibra multi-core (MCF) com um diâmetro de revestimento padrão de 0,125 milímetros. O NCT quebrou a taxa de transmissão de dados de um petabit por segundo primeiro em dezembro de 2020, mas o fez com uma fibra óptica de 15 modos.

O feito do Instituto é incrível e pode trazer excelentes contribuições para que os dados sejam transferidos com muito mais velocidade no futuro. Mesmo com uma boa taxa de transferência atual, ela já pode estar um pouco ultrapassada, principalmente porque a tecnologia tem avançado a passos largos.

O sistema de transferência de dados

O sistema de transmissão utilizadoo pelos pesquisadores do Instituto Americano, requer processamento de sinal digital complexo MIMO (multiple-input and multiple-output) para dar sentido aos sinais e limitar suas aplicações práticas

O sistema de transmissão mais recente usa MCF de 4 núcleos e pode transmitir 1,02 petabit por segundo em 51,7 quilômetros (32,1 milhas), em comparação com os 610 terabits por segundo alcançados anteriormente em uma fibra semelhante.

” Acredita-se que os MCFs de 4 núcleos sejam os mais prováveis ??das novas fibras ópticas avançadas para adoção comercial inicial. Esta demonstração mostra seu potencial de transporte de informações e é um passo significativo para a realização de sistemas de comunicação de backbone que suportam a evolução das informações além do 5G serviços “, escreveu o NCT em um comunicado à imprensa.

Esperamos que os avanços da tecnologia nos traga cada vez mais taxas de transferência maiores. Assim, podemos executar essa transmissão de dados de forma instantânea, garantindo mais tempo para realização de outras tarefas. Afinal, ninguém gosta de ficar acompanhando progresso de transmissão de dados, principalmente quando o tempo é quase que cronometrado.

Apesar de dependermos de alguns componentes para que essa transferência aconteça de forma super rápida, os avanços na tecnologia podem deixar as coisas melhores, no futuro.

Via: TweakTown

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile