Trisquel 10.0 adiciona Arm de 32 bits e vem com kernel GNU Linux-Libre 5.4

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

O Trisquel 10.0 foi lançado nesta semana como o último grande lançamento deste sistema operacional. Esta é uma das poucas distribuições GNU/Linux endossadas pela Free Software Foundation. Embora tenha a bênção da FSF, está um pouco atrasado em relação aos recursos do software. Ele recebeu o nome de Trisquel GNU/Linux 10.0 “Nabia”.  Ele chegou mais de 15 meses depois da versão anterior Trisquel GNU/Linux 9.0 “Etiona”. Portanto, a principal promessa do Trisquel GNU/Linux continua sendo manter o espírito do software livre vivo em 2022.

Assim, o Trisquel 10.0 é, na verdade, refeito dois anos depois todo em cima da distribuição Ubuntu 20.04 LTS, só que com o aval da Free Software Foundation (FSF). Além disso, faltam apenas dois meses para a chegada do Ubuntu 22.04 LTS. Mesmo assim, não deixa de ser animador ver o Trisquel 10.0 nesta versão de suporte de longo prazo do Ubuntu. 

O Trisquel 10.0 atende aos requisitos de software livre e, por este motivo, usa o kernel GNU Linux-Libre 5.4 por padrão. Com certeza, esta não foi a melhor escolha neste quesito, pois estamos já no kernel 5.16 estável e com outro em andamento, a versão 5.17 que deve sair em breve. No entanto, existem compilações GNU Linux-libre baseadas em 5.8 e 5.13 disponíveis no Trisquel 10.0 como alternativas. Porém, surpreendentemente, não há nenhuma opção baseada no Linux 5.15 LTS.

Além de migrar para uma base Ubuntu 20.04 LTS, o Trisquel 10.0 adiciona suporte inicial para dispositivos ARM. No entanto, esse é um alvo “armhf”. Em seguida, o projeto trabalhará no suporte à arquitetura Arm e POWER de 64 bits. Eles abandonaram o suporte x86 de 32 bits com o Trisquel 10.

Trisquel 10.0 adiciona Arm de 32 bits e vem com kernel GNU Linux-Libre 5.4

Trisquel 10.0 adiciona Arm de 32 bits e vem com kernel GNU Linux-Libre 5.4.

Embora ainda não haja suporte para nenhuma placa específica, a publicação de hoje de uma imagem de desenvolvimento pré-instalada permitirá que a comunidade comece a experimentar e oferecer suporte a dispositivos ARM, diz o anúncio de lançamento.

Além disso, o Trisquel 10.0 vem com o ambiente de desktop padrão MATE 1.24. O sistema operacional usa o Abrowser como um derivado do Firefox. O cliente de e-mail é o Icedove, construído a partir do Thunderbird, só que está mais voltado a agarantir a privacidade dos usuários. Por outro lado, também possui outros pacotes atualizados como LibreOffice 7.1 e VLC 3.0.

No entanto, você encontrará outras versões. A distribuição Triskel Edition é baseada na pilha KDE Frameworks 5.68.0. Já a edição Trisquel Mini está usando o ambiente de desktop LXDE 0.99.2 e a edição Trisquel Sugar vem com a plataforma de aprendizagem Sugar 0.118.

Downloads e mais detalhes sobre o Trisquel 10.0 em trisquel.info.

Share This Article
Sair da versão mobile