TUXEDO Computers lança ISO live de sua distribuição Linux TUXEDO OS

Sistema tem como base o Ubuntu e usa o ambiente de trabalho KDE Plasma.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

A TUXEDO Computers é uma fornecedora de hardware Linux com sede na Alemanha. Agora, a empresa anunciou em um comunicado à imprensa a disponibilidade para download da primeira imagem ISO live de sua distribuição Linux TUXEDO OS que tem como base a distribuição Ubuntu.

Anteriormente disponível apenas pré-instalado nos notebooks com Linux da empresa, o TUXEDO OS agora também está disponível para download como uma imagem ISO, assim como 99,9% por cento das distribuições GNU/Linux no mercado.

A TUXEDO Computers levou cerca de meio ano de trabalho para desenvolver, testar, projetar e criar documentação para o lançamento da primeira imagem ISO do TUXEDO OS, que é um derivado do sistema operacional Ubuntu com o moderno e sofisticado ambiente de desktop KDE Plasma.

É claro que o TUXEDO OS é adaptado para os laptops Linux da TUXEDO Computers, mas agora você pode experimentá-lo em outros PCs se quiser usar este derivado do Ubuntu. Além disso, o ISO ao vivo permite que os clientes existentes da TUXEDO Computers reinstalem o sistema operacional caso desejem um novo começo ou algo errado aconteça com suas instalações.

TUXEDO Computers lança ISO live de sua distribuição Linux TUXEDO OS

TUXEDO Computers lança ISO live de sua distribuição Linux TUXEDO OS.

A versão ISO do TUXEDO OS também vem com alguns recursos especiais, como um modo ao vivo que permite experimentar o sistema operacional sem instalá-lo, particionamento individual para que você possa instalá-lo junto com outros sistemas operacionais, uma função de reparo automático para reparar sua instalação quebrada , chroot com um clique para configurar facilmente um chroot para reparar manualmente uma instalação quebrada e integração WebFAI.

“Os clientes não apenas recebem notebooks e PCs Linux com o melhor suporte Linux possível da TUXEDO Computers, mas também todos os drivers pré-instalados, bem como a própria distribuição Linux otimizada da empresa TUXEDO OS baseado no Ubuntu com desktop KDE Plasma”, disse a TUXEDO Computers.

Distribuição para computadores próprios

Quando perguntado por que mais uma distribuição Linux, a TUXEDO Computers diz que o TUXEDO OS foi projetado e ajustado principalmente para seus clientes de laptops Linux, mas nada impede você de instalá-lo em seu próprio PC se quiser usar esta distribuição.

A versão mais recente é baseada no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e apresenta o ambiente de desktop KDE Plasma 5.25. Comparado com o Ubuntu, o TUXEDO OS vem com o PipeWire por padrão, uma configuração personalizada do carregador de inicialização GRUB com suporte para inicialização dupla, uma seleção de software ligeiramente diferente e não vem com Snaps.

Para saber mais sobre o TUXEDO OS e baixar a imagem ISO ao vivo, acesse o site oficial. Você pode gravar a imagem ISO em uma unidade flash USB para executá-la ao vivo em seu PC, mas lembre-se de que o Secure Boot precisa ser desabilitado no firmware UEFI do seu computador para instalação. Além disso, observe que o ISO também funciona em uma máquina virtual.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.