Twitter adicionará etiquetas aos tweets com declarações enganosas sobre a COVID-19

Twitter testa traduções automáticas no Brasil

Alguns usuários do Twitter no Brasil podem estar vendo uma linha do tempo puramente em português, mesmo que estejam seguindo contas que tuitam em outros idiomas. Imagem: James Martin | CNET.

Ainda há muita coisa que não sabemos ao certo sobre a COVID-19, e informações incorretas sobre a doença ainda prevalecem. Para ajudar a esclarecer o que é verdade e oferecer mais contexto, o Twitter começará a aplicar etiquetas e mensagens de aviso a tweets sobre a COVID-19 que contêm “informações controversas ou enganosas”.

Twitter adicionará etiquetas aos tweets com declarações enganosas sobre a COVID-19

Em fevereiro, o Twitter adotou um rótulo que está sendo aplicado a tweets que incluem mídia sintética e manipulada. A partir de hoje, você verá rótulos semelhantes em alguns tweets com “informações potencialmente prejudiciais e enganosas relacionadas à COVID-19”, segundo Yoel Roth (chefe de integridade do site) e Nick Pickles (diretor de estratégia política) escreveram em um blog.

Imagem: Twitter.

O rótulo incluirá um link para um Moment organizado pelo Twitter ou um site externo que inclua fatos sobre a COVID-19. Você pode vê-los em alguns tweets publicados antes de hoje.

Além disso, o Twitter pode aplicar um aviso a esses tweets que incluem alegações potencialmente prejudiciais ou enganosas. Antes de poder visualizar um tweet, você precisará clicar ou tocar em um aviso observando que “está em conflito com a orientação de especialistas em saúde pública em relação à COVID-19”.

Imagem: Twitter.

A partir de agora, o Twitter tomará medidas em relação aos tweets relacionados ao coronavírus com base em três critérios: reivindicações que especialistas no assunto mostraram ser falsas ou enganosas; reivindicações disputadas (ou seja, aquelas para as quais “a precisão, veracidade ou credibilidade da reivindicação é contestada ou desconhecida”); e reivindicações não verificadas.

Assim, a empresa removerá os tweets que incluem informações severamente enganosas.

Por fim, os parceiros confiáveis da empresa também estão ajudando a identificar os tweets “com probabilidade de resultar em danos offline”.

Fonte: Engadget

Leia mais:

Twitter remove um recurso usado desde o início e exclui milhões de contas inativas antigas

Sair da versão mobile