Twitter bloqueia links para Threads mas CEO minimiza os relatórios de queda de tráfego

Disputa sobe mais um degrau entre as redes sociais.

A recém- contratada CEO do Twitter, Linda Yaccarino, nega que o tráfego do Twitter está diminuindo como resultado do lançamento em 5 de julho de um novo concorrente, o Instagram Threads. Mas a empresa parece estar preocupada com a ameaça potencial representada pelo rival do Meta, que agora supera 100 milhões de usuários. Na segunda-feira, os usuários relataram que o Twitter parece estar bloqueando seletivamente os links para o site do Threads.net nas pesquisas do Twitter, tornando mais difícil para qualquer pessoa encontrar conversas no Threads ou localizar os perfis dos usuários.

O tecnólogo Andy Baio foi um dos que percebeu a mudança no Twitter após realizar uma busca pelo operador “url:threads.net”, que não obteve resultados. Normalmente, esse operador de pesquisa puxa qualquer tweet com links para o site especificado – e há muitos tweets com links threads.net agora incluídos.

Créditos da imagem: Andy Baio em Tópicos(abre em nova janela)

Além disso, uma pesquisa mais simples sem o operador “url:” retornará tweets que fazem referência ao site threads.net ou usuários do Twitter que estão twittando seus nomes de usuários do Threads para seus seguidores (por exemplo, “threads.net/@techcrunch), mas não parecia retornar links diretos para discussões ocorrendo na plataforma Threads (por exemplo, algo como https://www.threads.net/t/CuiNy-zPbbJ/).

Outros no Twitter também notaram e twittaram sobre a mudança antes mesmo da postagem de Baio.

O momento em que o bloqueio começou permanece incerto, já que o Twitter não responde mais às perguntas da imprensa após a aquisição da rede social por Elon Musk no ano passado.

(Essas mudanças estão em fluxo, então sua milhagem pode variar dependendo de quando você ler este relatório.)

Esta não é a primeira vez que o Twitter de Musk bloqueia links para o site de um concorrente.

Logo depois que a plataforma de newsletter Substack lançou seu recurso de discussões, Substack Notes, o Twitter começou a censurar esses links , tornando as postagens impossíveis de responder, curtir ou retuitar. O atual bloco Threads não vai tão longe… pelo menos não ainda.

A animosidade entre os executivos de mídia social, Musk e o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no entanto, esquentou nos últimos dias, com Musk no início deste mês desafiando Zuckerberg para uma “partida de jaula ”. No fim de semana, o dono do Twitter até recorreu a xingamentos, twittando “Zuck é um idiota”.

Créditos da imagem: Twitter

Em outro lugar, o CEO do Twitter, Yaccarino, assumiu uma postura menos antagônica, twittando como o tráfego do Twitter tem crescido ultimamente, provavelmente na esperança de tranquilizar os anunciantes.

“Não quero deixar vocês por um fio…mas Twitter, vocês realmente se superaram! Na semana passada, tivemos nosso maior dia de uso desde fevereiro”, escreveu o executivo. “Existe apenas UM Twitter. Você sabe. Eu sei disso”, acrescentou ela, em sua referência não muito sutil a Threads.

Seus comentários seguem vários relatos de que o tráfego implícito no Twitter estava diminuindo nos dias desde a estreia e rápido crescimento do Threads. Citando dados da empresa de análise da web Similarweb, a CNBC informou que  o tráfego da web do Twitter caiu 5% nos primeiros dois dias em que o Threads estava disponível, em comparação com a semana anterior. Além disso, a Similarweb disse que o tráfego da web do Twitter caiu 11% em comparação com os mesmos dias de 2022.

Outros dados parecem apoiar essas descobertas, incluindo um tweet do CEO da Cloudflare, Matthew Prince, cuja empresa fornece serviços de rede de entrega de conteúdo e proteção contra ataques de negação de serviço, entre outras coisas.

“Tráfego do Twitter diminuindo”, tuitou Prince , mostrando um gráfico de classificações de DNS ao longo do tempo para o Twitter.com, onde um declínio acentuado era claramente visível.

Diante desses relatos, os comentários de Yaccarino sobre o uso de registros do Twitter parecem questionáveis. Notavelmente, o CEO não compartilhou nenhuma métrica específica para comparação ou mesmo em que dia o tráfego aumentou.

Embora o Threads tenha um início rápido, tendo aproveitado o gráfico social do Instagram para escalar rapidamente sua base de usuários e as conexões sociais dos usuários, o futuro do aplicativo a longo prazo é incerto. Afinal, normalmente há uma onda de demanda por um novo aplicativo que desaparece quando a fase inicial de experimentação termina. Isso também foi visto com o Mastodon, rival do Twitter de código aberto, que atingiu o pico no ano passado com 2,5 milhões de usuários mensais  , mas desde então caiu para 1,9 milhão até hoje, de acordo com o site do Mastodon .

Vale a pena notar, no entanto, que esse número subiu de 1,4 milhão no início deste mês , já que o Mastodon também capitalizou os problemas do Twitter. Em um dos movimentos mais estranhos de um executivo de mídia social, Musk decidiu limitar o número de tweets legíveis como uma solução para um problema de extração de dados que ele mesmo criou ao aumentar drasticamente os preços da API usada por aplicativos de terceiros para coleta de dados.

Zuckerberg capitalizou de forma inteligente sobre o fracasso do Twitter para apressar o Threads antes mesmo de sua versão da web estar totalmente funcional e antes de seus próximos recursos, como um feed de acompanhamento e integração com o ActivityPub (o protocolo de rede também usado pelo Mastodon), estarem disponíveis. Como resultado, o Threads cresceu mais rápido que o ChatGPT, chegando a 100 milhões de usuários em apenas cinco dias, enquanto o ChatGPT levou dois meses para atingir essa escala.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile