in

Twitter permite desabilitar SMS para autenticação

Preciou o CEO do Twitter ser hackeado para isso acontecer.

Twitter permite desabilitar SMS para autenticação

O Twitter anunciou que os usuários finalmente poderão desativar a autenticação de dois fatores (SMS) para suas contas e usar apenas um método alternativo, como um aplicativo autenticador de código único móvel (OTP) ou uma chave de segurança de hardware. Até hoje, isso era impossível. Portanto, o Twitter permite desabilitar SMS para autenticação.

Se os usuários desejassem usar o 2FA para sua conta do Twitter, eles precisariam registrar um número de telefone e ativar o método 2FA baseado em SMS, mesmo que desejassem ou não.

twitter-2fa-settings.jpg

Os usuários que desejavam usar um aplicativo autenticador móvel OTP ou uma chave de segurança de hardware tinham que ativar primeiro o 2FA baseado em SMS e não podiam desabilitá-lo.

Mesmo se o usuário optar por usar uma chave de segurança, o método 2FA baseado em SMS ainda estava ativo. Portanto, isso expôs a conta a ataques conhecidos como trocas de SIM.

Twitter permite desabilitar SMS para autenticação e por que isso é importante

Twitter permite desabilitar SMS para autenticação

Os hackers que sabiam a senha de um usuário realizavam uma troca de SIM. Deste modo, sequestram temporariamente o número de telefone de um usuário, ignorando o 2FA baseado em SMS e assumindo a conta desse usuário.

Nos últimos dois anos, muitas contas foram invadidas dessa maneira, porém, o Twitter nunca desistiu de sua decisão de tornar o 2FA baseado em SMS obrigatório e uma opção sempre ativa.

Tudo mudou em 30 de agosto deste verão, quando hackers usaram um ataque de troca de SIM para obter acesso à conta do Twitter de Jack Dorsey, CEO do Twitter.

Embora os hackers não tenham ignorado o 2FA no caso de sua conta, eles expuseram os perigos da troca do SIM para o CEO do Twitter e sua equipe de segurança.

A partir de agora, os usuários podem finalmente desativar o 2FA baseado em SMS e optar por um método 2FA mais seguro.

Isso também significa que os usuários do Twitter agora podem excluir o número de telefone associado à sua conta. Além disso, podem usar o 2FA – algo que antes não era possível. Isso também elimina os cenários em que os trocadores de SIM que não sabem a senha de um usuário. Eles podem usar o recurso de recuperação de senha com base em SMS para seqüestrar contas. Assim, conseguem invadir a conta do Twitter.

O Twitter anunciou o recurso agora, no entanto, está sendo testado há mais de uma semana, conforme observado por um usuário.

Fonte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Blender 2.81 lançado

Blender 2.81 lançado

LG atualiza webOS Open Source Edition para versão 2.1

LG atualiza webOS Open Source Edition para versão 2.1