in

UBports mantém o trabalho de atualizar a base do Ubuntu Touch

A Canonical abandonou o código do Ubuntu Touch ainda baseado no Ubuntu 15.04!

Unity 8 da UBports tem suporte para Wayland

O Ubuntu Touch permanece na mira da UBports e o trabalho continua. Nas últimas semanas tivemos muito barulho em torno do Ubuntu Touch que ainda tem como base o antigo Ubuntu 15.04, mas a UBports mantém o trabalho e deve apresentar novidades nas próximas semanas.

Quando a Canonical largou o Ubuntu Touch, muita coisa ficou para resolver, então além dos problemas a UBports também terá que resolver o problema da base, que ainda é o Ubuntu 15.04 e eles estão migrando cuidadosamente, a base para o Ubuntu 16.04 LTS. Havia surgido uma informação de que a base desejada pela equipe de desenvolvedores atuais seria a do Ubuntu 18.04 LTS, mas a empresa não confirmou a informação.

Segundo as informações divulgadas, não há como migrar para a versão mais recente do Ubuntu devido as mudanças drásticas que estão acontecendo dentro do Ubuntu 18.04 LTS, em especial do que diz respeito ao Mir e ao Wayland, e então por hora o plano é sair do Ubuntu 15.04 e ir direto para o Ubuntu 16.04 LTS.

Essa migração ainda esta dando dor de cabeça, alguns problemas para ser contornados e claro, muitas críticas em relação ao estado do projeto, com muitos erros. Atualmente a equipe esta resolvendo problemas com o GPS e localização, além de ter que recompilar todos os aplicativos para que o Ubuntu Touch da UBports funcione na base do Ubuntu 16.04 LTS.

E para não dizer que não falei das flores, o Unity 8 permanece firme e forte nas mãos da UBports e os desenvolvedores atualizaram o FAQs neste final de semana, deixando claro que estão se esforçando para que o Unity 8 funcione redondo no Ubuntu 18.04 LTS, mas tem sido difícil devido as mudanças em torno do Mir, o que dificultou o trabalho da UBports, se não fosse isso certamente o Unity 8 estaria quase pronto e com alguns detalhes para ajustar.

Se você ainda não conhece o FAQs da UBports, clique no botão abaixo e conheça, como também confira as informações adicionadas recentemente:

FAQs UBports

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.