Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus)

O Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) ainda não foi lançado, e quando tudo parecia que ainda iria demorar mais, a Canonical surpreende com um data marca para o lançamento. A notícia foi dada pelo Lukasz Zemczak que é da Canonical, a data inicialmente marcada para o lançamento do Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) seria 15 de fevereiro de 2018, mas não foi possível lançar na data certa.

Esse atraso não é fruto de irresponsabilidade, na verdade já havia sido publicado que haveria uma atraso devido às vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter que foram divulgadas no mês passado. E no mesmo dia em que deveria ser o lançamento Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) a Canonical já avisou que a nova data é 1 de março de 2018.

O que esperar do lançamento do Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus)

Se você pensa que o Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) só viria com a correção das vulnerabilidades, saiba que errou feio. Sendo a quarta atualização de cinco ciclos, o Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) terá várias correções e melhorias que estão sendo portadas do Ubuntu 17.10 para a atualização da atual versão LTS estável do Ubuntu.

O Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) tem suporte de cinco anos, ou seja, até 2021, a atual versão em desenvolvimento LTS, o Ubuntu 18.04, não inviabiliza a versão estável LTS atual. Pelo contrário, geralmente os profissionais de TI que precisam de uma maior estabilidade, preferem permanecer com a versão LTS madura, do que migrar de imediato para um lançamento recente.

E o Ubuntu 16.04.5 LTS (Xenial Xerus) será lançado quando?

O Ubuntu 16.04.5 LTS (Xenial Xerus) deve chegar no final do ano, como um presente. Os usuários do Ubuntu 16.04 LTS estão no Ubuntu 16.04.3 LTS (Xenial Xerus) atualmente, se for o seu caso não se preocupe. O novo lançamento em março são atualizações, e você não precisa baixar uma nova ISO para ter a versão mais recente, basta manter o seu sistema atualizado.

No entanto, as novas ISO’s são recomendadas apenas para quem não tem o sistema instalado, aí sim, você terá que baixar e instalar, ou se preferir fazer o upgrade de versão, a partir de uma versão anterior, eu particularmente prefiro uma instalação limpa, isso evita problemas.

E se você não quer o Ubuntu 16.04.4 de jeito nenhum, resta aguardar o lançamento em 26 de abril de 2018, a Canonical planeja lançar uma nova versão do Ubuntu suportada a longo prazo, o Bionic Beaver, também conhecido como Ubuntu 18.04 LTS , que será suportado com atualizações similares contendo as mais recentes atualizações de segurança e software até abril de 2023. Todos os Ubuntu 16.04 Os usuários LTS poderão atualizar para Ubuntu 18.04 LTS, mas não é obrigatório, atualize somente se for necessário.

Sobre o anúncio em questão, recomendamos a leitura do item via deste post, nele há um link da lista pública do Ubuntu, onde é divulgado a nova data.

Como fazer benchmark da GPU e teste de estresse no Linux

Previous article

LibreOffice 6.0 chega perto da marca milionária em número de downloads

Next article

You may also like

More in Notícias