Take a fresh look at your lifestyle.

Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) foi lançado, faça o download!

A nova versão do Ubuntu chega com todas as melhorias propostas!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

As ISO’s do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) já estão disponíveis para download, geralmente a Canonical sempre lança as ISO’s poucas horas antes do dia do lançamento para que tudo esteja pronto para o lançamento de qualquer versão do Ubuntu e neste caso a 17.10 com o codinome Artful Aardvark.

O lançamento Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) foi realizado hoje 19/10/2017. As mudanças são todas as que noticiamos até hoje, e o lançamento oficial geralmente inclui essas atualizações de forma resumida e não detalhada, mas não se preocupe, temos um compilado de tudo o que postamos sobre o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) e você pode conferir dentre os links que vamos deixar ao final do texto.

O que há de novo no Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) ?

Para começar é importante lembrar que o novo Desktop padrão será o GNOME e não mais o Unity, mas uma novidade, ontem o Didier Roche da equipe Canonical fez uma publicação aonde ele diz que os usuários terão a possibilidade de usar o Unity no Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) desde que instale o pacote ubuntu-session e depois, basta encerrar a sessão e mudar o ambiente na tela de login, como ele mostra no print abaixo.

lançado-ubuntu 17.10-Artful-Aardvark

Wayland ou x.org? Você escolhe!

Os usuários do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) que não gostam do Wayland ou que enfrentarem problemas com ele, podem também escolher para iniciar o seu sistema usando o velho e bom X.org, isso garante uma certa flexibilidade e menos erros para algumas placas e até ambientes, que não possuem ainda um suporte satisfatório ao Wayland.

lançado-ubuntu 17.10-Artful-Aardvark

Se você estava de olho na versão do GNOME para o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) saiba então que é o GNOME 3.26.1, os demais sabores estão ajustando suas ISO’s os envios começaram ondem pouco antes da meia noite e ainda estão em processo de propagação.

Fim da arquitetura de 32 bits no Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) Desktop!

Outra notícia importante é que o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) não terá mais suporte a arquitetura de 32 bits, a ISO do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) terá suporte somente para 64 bits, no entanto, a versão para servidor foi lançada para 64 bits, 32 bits, PPC64el (PowerPC 64 bits Little Endian) e s390x (IMB); a mudança ocorre somente para a versão desktop, essa mudança ocorreu devido a um relatório gerado pela Comunidade Ubuntu, onde identificou que o uso dos pacotes de 32 bits caíram nos últimos tempos, então pensando nisso e também na ideia de que boa parte dos processadores atuais já suportam 64 bits, a Canonical juntamente com os desenvolvedores Ubuntu resolveram fazer a mudança já no Ubuntu 17.10.

Para quem fica de olho nas versões do Linux Kernel, saiba que o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) será lançado com o Linux Kernel 4.13.4 e deve receber outras versões nos próximos meses, vale lembrar que para aqueles que querem fazer upgrade para o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), ele é recomendado somente para quem estiver usando o Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu 17.04, não tente fazer isso do Ubuntu 14.04.5, pode haver quebra de pacotes ou outros problemas não mencionados.

Quer fazer o download do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)? Acesse o botão agora ou se preferir confira as notas de lançamento completa!

Download Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

Notas de lançamento do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

Todos os Posts sobre o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

Via Comunidade Ubuntu

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments