SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Ubuntu 17.10 com novidades e uma chamada da Canonical!

Muitas novidades foram anunciadas pela Comunidade Ubuntu hoje!

O Ubuntu 17.10 vem recebendo recursos e melhorias quase que a todo instante. E essa semana algumas mudanças significativas e conhecidas foram feitas e você já pode ajudar a testar. A Comunidade Ubuntu corrigiu muitos erros em torno do GNOME em relação as suas aplicações e vem corrigindo a medida que são reportados. O Ubuntu 17.10 vem recebendo toda essa atenção devido ao ambiente padrão, o GNOME, como já sabemos.

Mudanças no Ubuntu 17.10

Toda semana mudanças e atualizações são discutidas nos fóruns e no IRC do Ubuntu. Hoje as imagens do Ubuntu 17.10 foram atualizadas com ajustes no GNOME, e claro, a Comunidade Ubuntu precisa que os testes sejam feitos e reportados. Como uma forma de organizar os erros encontrados, eles usaram o termo “se você tiver sorte e encontrar novos erros”. Bom, isso remete a uma boa estabilidade para uma versão que ainda está em testes.

Bom, então se você for um destes sortudos e encontrar o erro, deve marcá-lo como ‘julyshakedown’, para que os desenvolvedores localizem o bendito o mais rápido possível. O que antes era dúvida agora já está confirmado, o GDM já foi implementado e uma sessão com o Wayland também esta disponível para testes.

No entanto, vale esclarecer  que ele é um protocolo ao que chamamos de servidor de exibição. Ele não é o fork do X.org e não é um servidor X, que fique claro. Existe muita confusão em torno disso e ele conta com o seu próprio compositor, aquele aplicativo que permite alguns efeitos bem interessantes como o Xfwm, Cairo, KWin (KDE4), Mutter (GNOME 3) e Compiz. KWin e Mutter têm suporte parcial Wayland, com planos de no futuro ter o suporte completo. E o que estão desenvolvendo para o Wayland é o Weston. Se precisar de mais informações leia nosso artigo que explicamos de forma clara o que é o Wayland.

Aberta caça aos bugs do Ubuntu 17.10

Seguindo em torno do Ubuntu 17.10, alguns testes estão sendo solicitados pelos desenvolvedores e a Canonical através do Will abriu hoje a chamada para a caça de bugs. Vamos então a lista dos testes. Caso você resolva ajudar, e lembre-se, nunca use o Ubuntu 17.10 na versão atual, em desenvolvimento, em máquinas de produção.

Lista de testes sugeridos e importantes para o Ubuntu 17.10:

  • Efetuar login usando a sessão ‘Ubuntu on Wayland’ para suas atividades diárias
  • Suspenda e retome e confira se tudo ainda funciona como esperado
  • Anexe e alterne entre redes com fio e sem fio
  • Conecte todos os dispositivos bluetooth que você possui, especialmente dispositivos de áudio e certifique-se de que eles funcionam como esperado
  • Conecte as telas externas se você os tiver e assegure-se de que funcionem como de costume
Fazendo estes testes acima você certamente vai dar uma mão aos desenvolvedores!

Caso você precise de um contato direto com os desenvolvedores, é fácil, basta ter o IRC com a Freenode e entrar no canal #ubuntu-desktop. Eles pedem para lembrar do fuso horário, então não fique com raiva se você entrar lá não encontrar ninguém. Certamente devem esta dormindo ou tomando um café. Essa são as mudanças, você pode até pensar que são bobagens, mas não, sem vídeo, áudio, internet, não dá para fazer muita coisa. Então esperamos que tudo funcione sem travamentos.

É isso pessoal, ajudem o Ubuntu nessa nova etapa. Os desenvolvedores querem entregar o Ubuntu 17.10 com o mínimo ou quem sabe, sem erros. Se não reportarem e somente reclamar no Facebook, Twitter e com os amigos, eles não vãos saber o que esta acontecendo. A hora é agora. E que venha o novo Ubuntu 17.10 com menos erros e falhas!

Comentários