Ubuntu 18.04.3 LTS facilita a correção do kernel do Linux sem reinicializar

O Ubuntu 18.04.3 LTS chegou no início deste mês com kernel e gráficos atualizados. Além disso, veio também com todas as atualizações de pacote mais recentes e integração aprimorada do Livepatch. Agora, possui mais uma novidade. É que o Ubuntu 18.04.3 LTS facilita a correção do kernel do Linux sem reinicializar.

Desenvolvido pela série de kernel Linux 5.0 do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo), o Ubuntu 18.04.3 LTS é a terceira atualização de manutenção da série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS de longo prazo, suportada pela Canonical. Assim, estão garantidas a segurança e atualizações de software por pelo menos cinco anos, até 2023.

Outros recursos

Além das pilhas atualizadas de kernel e gráficos, a versão LTS do Ubuntu 18.04.3 também introduz a integração avançada de desktop Livepatch. Assim, deve ficar mais fácil para os usuários do ambiente de desktop GNOME corrigir o kernel Linux sem reiniciar seus sistemas.

A nova integração de desktop Livepatch incluída no Ubuntu 18.04.3 LTS consiste em um indicador na área da bandeja do sistema do painel superior. Ele exibe o status atual do Livepatch e notificações para informar aos usuários quando novos patches estão disponíveis e se foram aplicados.

IU de configuração do Livepatch atualizada informa os usuários sobre os CVEs mais recentes corrigidos

Além disso, a interface de usuário de configuração do LivePatch agora oferece aos usuários ainda mais detalhes sobre os CVEs correspondentes que foram endereçados no patch mais recente. Ela é integrada como uma guia no utilitário Software e Atualização. A partir daí, você também pode ocultar o indicador ou desabilitar o Livepatch.

Ubuntu 18.04.3 LTS facilita a correção do kernel do Linux sem reinicializar

Então, para começar a usar o Livepatch no Ubuntu 18.04.3 LTS, você precisará de uma conta do Ubuntu One. Abra o utilitário Software & Updates, vá para a guia Livepatch e clique no botão ON/OFF para ativá-lo. Você será solicitado a se registrar ou fazer login com uma conta do Ubuntu One.

Certifique-se também de ativar o novo indicador. Isso torna muito mais fácil ver quando novos patches de kernel ativos estão disponíveis para o sistema. Somente assim, para que você possa instalá-los e manter seu computador atualizado e seguro o tempo todo. O Livepatch da Canonical está disponível gratuitamente para até três computadores.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile