SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Ubuntu 18.04 LTS e as novidades para janeiro de 2018

Viramos mais um ano, e agora é hora de saber as novidades do Ubuntu 18.04 LTS.

O Ubuntu 18.04 LTS ainda não foi lançado, mas não é por isso que vamos deixar de falar as novidades que vem por aí. Muitos usuários já estão usando a próxima versão do Ubuntu, ou melhor a versão mais recente do Ubuntu que vai ser lançado neste ano de 2018, atualmente a distribuição no alpha 1 e esta caminhando para o alpha 2 que deve chegar em 1 fevereiro.

Este é o momento de testar a ISO, e assim reportar todos os problemas é essencial neste momento, porque no dia 1 de março haverá o famoso congelamento, é nesta fase que tudo o que foi testado e esta funcionando vai permanecer, então, é hora de testar. Em seguida será lanado a primeira versão do beta em 8 de março e depois em 5 de abril a versão final beta do Ubuntu 18.04 LTS, que já pode ser considerada a versão mais próxima da final que deve ser lançado em 26 de abril, logo após o outro congelamento final em 19 de abril.

Então, o calendário fica definido da seguinte maneira:

  • 30 de novembro: congelamento de definição de características
  • 4 de janeiro: lançamento Alpha 1
  • 1 de fevereiro: versão Alpha 2
  • 1 de março: congelamento de características
  • 8 de março: primeira versão beta
  • 5 de abril: versão beta final
  • 19 de abril: congelamento final
  • 26 de abril: lançamento estável Ubuntu 18.04 LTS

E quais os novos recursos do Ubuntu 18.04 LTS ?

Vamos fazer uma lista dos principais recursos que estão disponíveis nas ISO’s atuais, vale lembrar que até a data do congelamento novos recursos podem ser lançados ou removidos, isso vai depender de como tudo se comporta, afinal todos querem ter o Ubuntu 18.04 LTS com o mínimo de problemas.

1 – Suporte nativo para emojis coloridos

A ideia é que o Ubuntu 18.04 LTS tenha o suporte nativo, sim, atualmente o Ubuntu só suporta emojis monocromáticos, mas os usuários podem fazer a instalação de emojis coloridos em qualquer versão do Ubuntu, mas como dissemos, agora será nativo, ou seja, virá incluso na ISO do Ubuntu 18.04 LTS.

O Ubuntu 18.04 LTS vai usar os mesmos emojis do Android, eles possuem código aberto. Alguns usuários desde outubro de 2017 tem se incomodado com um emoji de hambúrguer e isso virou até notícia, tudo porque os ingredientes do emoji hambúrguer estão na ordem errada, mas não se preocupe, isso não causará nenhuma instabilidade ao sistema, apenas os usuários querem que o alface, queijo, tomate, carne e molho estejam na ordem correta.

2 – O Ubuntu 18.04 LTS terá novo tema desenvolvido pela comunidade

A cada lançamento do Ubuntu, os usuários costumam esperar mudanças visuais, isso nem sempre acontece. Mas, no Ubuntu 18.04 LTS haverá uma mudança que foi aprovada pela comunidade. A Canonical deu início a um projeto colaborativo, onde a comunidade Ubuntu poderá dar sua opinião sobre cada detalhe da nova roupagem do Ubuntu 18.04 LTS.

Por hora, quem quiser deixar a sua opinião sobre o tema ainda pode fazer, basta acessar o link abaixo:

Novo tema – Ubuntu 18.04 LTS

3 – O novo tema de ícones do Ubuntu 18.04 LTS é o Suru

Além do tema GTK, o Ubuntu 18.04 LTS já conta com o Suru, o seu novo tema de ícones padrão, mas saiba que o pacote já existia, apenas foi melhorado. Além do Suru, o Moka e Paper também fazem parte do trabalho do mesmo desenvolvedor. Então, caso queira testar outros pacotes, você pode, e o melhor, sabendo que os ícones vão estar adequados para o Ubuntu 18.04 LTS.

Onde fazer o download do Ubuntu 18.04 LTS?

Como disse antes, muita gente já está usando o Ubuntu 18.04 LTS, mas lembre-se que a versão mesmo recebendo o aval de milhares de usuários que pode ser usada, não deve ser instalada em computadores de produção, aquelas máquinas que você usa para desempenhar atividades e não pode conter erros que afetem a sua produtividade.

Lembre-se: Até a fase de congelamento de pacotes, tudo pode mudar, por hora, essas são as novidades. Recursos que alterem o sistema que possam interferir na estabilidade, geralmente não são testados em versões LTS mas, nas versões menores de 9 meses.

Então, use com cuidado. Para fazer o download do Ubuntu 18.04 LTS na versão atual, em desenvolvimento, clique no botão abaixo que você será redirecionado:

Download Ubuntu 18.04 LTS – Em desenvolvimento

Comentários