Ubuntu 19.10 agora conta com drivers proprietários da Nvidia na ISO!

NVIDIA publica documentação de hardware da GPU para ajudar os drivers de código aberto

Todo mundo está cansado de saber que o foco do Ubuntu é sem dúvida facilitar a vida de seus usuários, mas a nova decisão em torno do Ubuntu 19.10 vem causando reboliço entre os usuários da distribuição popular. Os drivers da Nividia estarão presentes na ISO do Ubuntu 19.10 que será lançada em outubro deste ano.

A inclusão vai permitir que os usuários que utilizam as placas gráficas da Nvidia possam instalar os drivers no momento da instalação do Ubuntu 19.10, no modelo atual, os usuários ainda precisam instalar manualmente o drive depois do processo de instalação.

No novo modelo, tudo será configurado via modo gráfico, evitando conhecimento técnicos, e eliminando quaisquer dificuldade que o usuário possa vir a ter durante o processo de instalação dos drivers Nvidia no Ubuntu, neste caso, a partir da versão 19.10.

Com a novidade, a ISO ganhou mais 114MB extras, chegando a uma nova ISO com 2.1GB. Em relação aos drivers Nouveau estes permanecem sendo o padrão, já os drivers proprietários será necessário requerer a instalação, ou seja, ninguém estará sendo obrigado a instalar os drivers proprietários fornecidos pela própria Nvidia, será mais uma opção.

Os drivers Nvidia de código aberto conhecidos como “ nouveau ” continuam a servir como drivers GPU padrão no hardware da Nvidia para novas instalações do Ubuntu e sessões “live”.

Observando de forma macro, ou seja, pensando no coletivo, sabemos que muitos usuários em muitos casos ainda sentem uma problemática, para instalar estes drivers proprietários, especialmente os novos usuários.

Com os drivers da Nvidia presente no Ubuntu 19.10, tudo estará disponível a partir de alguns botões e poucos cliques. O instalador fará todo o processo. Por outro lado, de acordo com o pensamento de alguns, isso seria retroceder

Bom, se é bom ou não, errado ou certo, acreditamos no poder do GNU/Linux e que estes drivers vão ajudar uma maior adesão. O lançamento do Ubuntu 19.10 esta previsto para o dia 17 de outubro deste ano.

Sair da versão mobile