in

Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca

Ubuntu 19.10 lançará a compactação LZ4 e começará “mais de 7 vezes mais rápido”

Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca

A equipe de kernel do Ubuntu decidiu mudar para a compactação de imagem do kernel LZ4, começando com o Ubuntu 19.10. Assim, o objetivo é acelerar o tempo de inicialização. Então, a promessa é de que o Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca.

Após avaliar as diferentes opções de compactação para a imagem do kernel, os desenvolvedores do Ubuntu decidiram usar o LZ4 em arquiteturas suportadas para a imagem do kernel e o initramfs. Mesmo com armazenamento rotacional mais lento, os tempos de descompressão muito mais rápidos do LZ4 devem render benefícios.

Colin Ian King, da Canonical, escreveu:Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca

No tamanho da compactação, o GZIP produz o menor tamanho de kernel compactado, seguido pelo LZO (~ 16% maior) e LZ4 (~ 25% maior). Com o tempo de descompressão, o LZ4 é 7 vezes mais rápido que o GZIP, e o LZO é ~ 1,25 vezes mais rápido que o GZIP no x86 … Mesmo com mídia lenta e CPU lenta, o tempo de carregamento mais longo do kernel LZ4 é superado de longe. Então, o tempo de descompressão é bem mais rápido. À medida que a mídia fica mais rápida, a diferença de tempo de carregamento entre GZIP, LZ4 e LZO diminui e o tempo de descompressão se torna o fator de velocidade dominante, com LZ4 o vencedor claro.

Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca

Talvez falar sobre o início 7 vezes mais rápido, com base na diferença entre descomprimir possa ter um certo exagero. No entanto, com certeza, o Ubuntu 19.10 será muito mais rápido que o Disco Dingo e as versões anteriores.  Se você ficou curioso para experimentar, tem de esperar pelo menos até o dia 26 de setembro. Esta é a data prevista em que a Canonical lança a primeira versão beta do Eoan Ermine. Portanto, será ver para crer.

Com informações de Phoronix

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kate do KDE planeja melhorias para competir melhor com o Atom

Kate do KDE planeja melhorias para competir melhor com o Atom

Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21

Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21