in

Ubuntu 19.10 e sabores derivados disponíveis para download

A versão principal vem com experiência em ZFS no GNOME 3.34.

Ubuntu 19.10 facilita o compartilhamento de mídia com sua TV

E a espera acabou. Já é possível baixar o sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) e todos os sabores oficiais, agora mesmo se planeja instalá-lo no seu PC ou atualizar a partir de uma versão anterior. Então, o Ubuntu 19.10 está disponível para download com ZFS no GNOME 3.34. O Ubuntu 19.10 “Eoan Ermine” está nos espelhos para um lançamento pontual desta versão de seis meses não LTS para o Ubuntu Linux.

Ubuntu 19.10 disponível para download com experiência em ZFS no GNOME 3.34

O Ubuntu 19.10 é um pouco mais animado do que alguns dos lançamentos recentes do Ubuntu, porque o GNOME 3.34 é uma grande atualização na área de trabalho (incluindo muitas contribuições upstream de Daniel van Vugt, da Canonical), e o Linux 5.3 é uma versão sólida do kernel, e o suporte experimental ao sistema de arquivos raiz ZFS da Ubiquity, reunido nos últimos momentos do ciclo. Então, simplificando, os destaques do Ubuntu 19.10 se resumem a:

O GNOME 3.34 é a área de trabalho padrão e é bastante emocionante, graças às suas muitas melhorias de upstream, incluindo melhor desempenho e – assumindo que você opte pela sessão não padrão no Ubuntu – suporte Wayland muito melhor;

Suporte experimental ao sistema de arquivos ZFS através do instalador da Ubiquity;

Os drivers da NVIDIA agora estão incluídos no ISO do Ubuntu, embora não sejam particularmente úteis ou importantes, a menos que você esteja implantando em configurações sem Internet. Caso contrário, você poderá fazer o que era possível anteriormente, baixando-os do arquivo, garantindo também que você tenha os drivers mais recentes;

Linux 5.3 + Mesa 19.2 + GCC 9 são algumas das atualizações de destaque encontradas no Ubuntu 19.10. O GCC 9 é muito importante, especialmente se você estiver construindo software para processadores modernos e outras atualizações de cadeias de ferramentas GNU como o Glibc 2.30. O Linux 5.3 fornece um bom suporte de hardware pronto para uso com o hardware atual e é a versão estável mais recente do momento.

Ubuntu 19.10 e sabores derivados disponíveis para download

O Ubuntu 19.10 pode ser baixado em releases.ubuntu.com. Muitos outros benchmarks do Ubuntu 19.10 serão lançados nos próximos dias.

Aqui está o que há de novo no Ubuntu 19.10

Os destaques da versão Ubuntu 19.10 incluem drivers proprietários da Nvidia incorporados na imagem ISO para melhorar o desempenho, a suavidade e as taxas de quadros em jogos, bem como para usuários de IA/ML com hardware Nvidia, suporte para o mais recente padrão de segurança WPA3 Wi-Fi, novos recursos de borda para o MicroK8s, suporte ao compartilhamento DLNA ativado por padrão para compartilhar vídeos na sua Smart TV e sistema experimental de arquivos ZFS raiz, implementado no instalador.

Em termos de software, o Ubuntu 19.10 é fornecido com o ambiente de desktop GNOME 3.34 mais recente, com novas variantes claras e escuras do tema Yaru, a capacidade de executar aplicativos Xwayland como root/sudo, o navegador Chromium e a capacidade de conectar-se uma unidade USB. Os aplicativos padrão incluem o navegador Mozilla Firefox 69, suíte de escritório LibreOffice 6.3, cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68, além do sistema de som PulseAudio 13.0.

Novo Kernel

O Ubuntu 19.10 é equipado com as melhores e mais recentes séries de kernel Linux 5.3, que oferecem suporte para GPUs AMD Navi, monitores ARM Komeda, Intel Speed Select em servidores Xeon, processadores Zhaoxin x86 para estações de trabalho, além de novos chips ARM, e LZ4 como algoritmo de compactação initramfs padrão em todas as arquiteturas para uma inicialização mais rápida. Ele também vem com novas opções de proteção padrão ativadas no compilador do sistema GCC para segurança extra.

A cadeia de ferramentas foi atualizada para o GCC (GNU Compiler Collection) 9.2.1, Glibc (GNU C Library) 2.30, Python 3.7.5, OpenJDK 11, Perl 5.28.1, Rustc 1.37, Ruby 2.5.5, PHP 7.3.8, e Golang 1.12.10. As cadeias de ferramentas AArch64 e POWER também foram aprimoradas para ativar o suporte de compilação cruzada para as arquiteturas ARM, RISCV64 e S390X. Na frente do servidor, o Ubuntu 19.10 traz QEMU 4.0, libvirt 5.6, dpdk 18.11.2, Open vSwitch 2.12, MySQL 8.0, OpenStack Train, bem como cloud-init e curtin 19.2.

Há também inúmeras melhorias específicas para os sistemas IBM Z e LinuxONE, nova imagem de convidado otimizada para KVM amd64 qcow2 e imagens ISO de servidor ao vivo ppc64el e arm64 prontas para produção. Por último, mas não menos importante, o Ubuntu 19.10 vem com imagens pré-instaladas de 32 e 64 bits do Raspberry Pi, com suporte pronto para o SBC do Raspberry Pi 4 mais recente e suporte completo para todos os sabores modernos do Raspberry Pi.

Faça o download do Ubuntu 19.10 agora ou qualquer um dos sabores oficiais

Bem, não vamos esperar muito, então faça o download do Ubuntu 19.10,  Ubuntu Server 19.10,  Kubuntu 19.10,  Xubuntu 19.10,  Lubuntu 19.10,  Ubuntu MATE 19.10,  Ubuntu Budgie 19.10,  Ubuntu Kylin 19.10 ou  Ubuntu Studio 19.10  agora via nosso portal de software Linux gratuito ou simplesmente atualize a partir do Ubuntu 19.04. Lembre-se de que esta versão é suportada apenas em sistemas de 64 bits.

Ubuntu MATE 19.10 com o mais recente MATE Desktop, novos aplicativos, muitas melhorias

Ubuntu 19.10 e sabores derivados disponíveis para download

Martin Wimpress anunciou hoje o lançamento do sistema operacional Ubuntu MATE 19.10 como parte da série Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine).

Apelidado por Martin Wimpress como uma “versão em papel”, o Ubuntu MATE 19.10 está aqui para resolver vários problemas de versões anteriores em torno do gerenciador de janelas, painel e indicadores. Isso inclui suporte XPresent adequado no Gerenciador de Janelas para corrigir o rasgo da tela e melhorar ainda mais os tempos de quadro nos jogos, adicionar cantos invisíveis às janelas, melhorias na renderização HiDPI e limpar os controles da janela e melhorar a navegação com Alt + Tab.

Devido a essas mudanças no Gerenciador de Janelas, o Ubuntu MATE 19.10 não é fornecido com o Compiz e Compton por padrão. Além disso, o Brisk Menu e o MATE Dock Applet agora são desenvolvidos internamente e receberam várias melhorias, o Painel MATE foi atualizado com uma alternância confiável de layout, ícones grandes demais nos indicadores também foram corrigidos e um indicador de Data/Hora foi incluído por padrão .

Eu não fiquei completamente satisfeito com a qualidade dos lançamentos recentes do Ubuntu MATE. Todas as coisas importantes funcionam, mas houve problemas incômodos que, por si só, não prejudicam os negócios, mas, em conjunto, são frustrantes e estragam a experiência, disse Martin Wimpress em o anúncio do lançamento. Eu estive focado em resolver esses problemas durante o ciclo de desenvolvimento de 19.10.

Aplicativos atualizados e novos

O Ubuntu MATE 19.10 vem com novos aplicativos, como o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird, que substitui o Evolution do GNOME, bem como o GNOME MPV como player de vídeo padrão, que substitui o VLC Media Player. O Magnus, um novo utilitário de ampliação de tela, foi adicionado também nesta versão, junto com um novo indicador que fornece um “centro de notificação”.

Também vale mencionar o fato de que o MATE Window Applets recebeu várias correções de bugs e novos recursos, os temas padrão do Ubuntu MATE foram atualizados para mostrar corretamente os aplicativos Span, o MATE Tweak agora preserva as preferências do usuário ao alternar entre layouts personalizados e o Ubuntu MATE Welcome agora integra um alternador de layout gráfico.

Como o restante dos sabores, o Ubuntu MATE 19.10 é fornecido com os drivers gráficos da Nvidia proprietários na imagem ISO, que foi bastante otimizada para manter seu tamanho em torno de 2 GB. O Ubuntu MATE 19.10 é alimentado pelo kernel 5.3 do Linux e apresenta o mais recente ambiente de desktop MATE 1.22.2 e você pode baixá- lo agora mesmo para PCs de 64 bits e para GPD MicroPC no site oficial.

Xubuntu 19.10 com ambiente de área de trabalho do Xfce 4.14, ZFS na raiz e muito mais

Ubuntu 19.10 e sabores derivados disponíveis para download
Xubuntu

O Xubuntu 19.10 foi lançado como parte do sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), um grande lançamento que traz novos recursos e melhorias.

Embalado com os mesmos componentes ocultos do Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), como o kernel Linux 5.3 e o GCC 9.2.1, o Xubuntu 19.10 está aqui para oferecer aos fãs do ambiente de desktop leve do Xfce todos os melhores e mais recentes GNU/Linux tecnologias e software de código aberto. O grande destaque é o ambiente de desktop Xfce 4.14 lançado recentemente.

O Xubuntu 19.10 também substitui o utilitário Light Locker lockscreen usado desde o Xubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) pelo mais moderno aplicativo Xfce Screensaver, que se integra profundamente ao ambiente de área de trabalho Xfce 4.14 e adiciona suporte para suspensão e hibernação em laptops, suporte para sinais de proteção de tela X11 e todos os protetores de tela Xscreensaver e suporte a DPMS.

Emoji colorido, ZFS na raiz e novos atalhos de teclado

OXubuntu 19.10 tem dois novos atalhos de teclado, o Super + L para bloquear a sessão e o Super + D para exibir e ocultar a área de trabalho, o que facilita a transição de outros ambientes da área de trabalho, suporte para o uso de emoji colorido e também suporte experimental para o sistema de arquivos ZFS como o sistema de arquivos raiz no instalador.

Obviamente, o Xubuntu 19.10 inclui componentes, aplicativos e plugins de painel atualizados do Xfce, além de plugins Thunar atualizados e outros pacotes da versão Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine). Você pode baixar o Xubuntu 19.10 agora mesmo.

A nova imagem ISO é direcionada principalmente para novas instalações do Xubuntu, o que significa que você também pode atualizar do Xubuntu 19.04 (Disco Dingo) ou uma versão anterior seguindo as instruções fornecidas neste tutorial, desde que seja uma instalação de 64 bits, como instalações mais antigas de 32 bits exigem a reinstalação do sistema operacional.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kubuntu 19.10 chega com o KDE Plasma 5.16, drivers da Nvidia incorporados e muito mais

Kubuntu 19.10 chega com o KDE Plasma 5.16, drivers da Nvidia incorporados e muito mais

Google lança sistema de compilação Bazel 1.0 para criar e testar softwares

Google lança sistema de compilação Bazel 1.0 para criar e testar softwares